Este artigo tem como objetivo geral compreender a intencionalidade educacional das Tecnologias da Informação e da Comunicação e o ensino de Sociologia no Nível Médio. Especificamente, busca refletir sobre a influência das tecnologias na sociedade e no contexto educacional, reconhecer o papel do professor como mediador do conhecimento e investigar a disciplina de Sociologia mobilizada pelas TIC. Trata-se de um recorte da nossa dissertação do Mestrado Acadêmico em Ensino da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, trabalho defendido e aprovado com distinção em 2016. Para que as Tecnologias da Informação e da Comunicação venham a favorecer o ensino de forma intencional, é preciso focar em três pontos fundamentais: a infraestrutura do ambiente escolar, a formação dos professores e o planejamento da atividade pedagógica. O trabalho ratifica a importância da qualificação do professor de Sociologia. Mesmo com alguns posicionamentos resistentes em relação ao uso das tecnologias no processo do ensino, é indiscutivelmente necessária esta adaptação e quebra de barreiras que corrobora com a predominância e defesa da educação meramente tradicionalista na contramão da abordagem construtivista. Como referencial teórico o artigo é baseado nos pressupostos de autores como Sampaio e Leite (2010), Dwyer (2010), Perrenoud (2000), Tardif (2013), Alarcão (2003) e da pesquisa realizada pelo Comitê Gestor da Internet, em 2015, sobre o uso das tecnologias da informação e comunicação nas escolas.