O presente artigo tem por objetivo investigar os discursos acerca das atividades de letramento entre as pessoas com deficiência visual de uma biblioteca pública específica. O corpus utilizado foi retirado de uma atividade do projeto de pesquisa de doutorado sobre as Práticas de Letramento das Pessoas com deficiência visual numa biblioteca pública específica, coordenado por mim, e é composto de transcrições de uma tertúlia literária; e de um grupo focal produzido neste contexto. A metodologia utilizada é a etnográfico-discursiva, fundamentada pela Análise de Discurso Crítica (ADC). Para as análises, fizemos uso de duas categorias da ADC: Interdiscursividade operada pelas subcategorias da repetição e do campo semântico ativado; e Significado de Palavra/Vocabulário (categorias que evidenciam a função representacional do discurso); a Metáfora (metáforas ontológicas) e a Avaliação (categorias que evidenciam a função identificacional do discurso). Como resultados, verificamos que, o que prevalece é a possibilidade de agência e emancipação (conforme preconizada pelos participantes), as quais podem contribuir para a construção de identidades de ação transformadora.