LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO: UM OLHAR CRÍTICO PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM COMO INSTRUMENTO DE INCLUSÃO PARA O (A) PROFESSOR(A) ALFABETIZADOR(A).
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 44761 "edicao_id" => 97 "trabalho_id" => 520 "inscrito_id" => 2519 "titulo" => "LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO: UM OLHAR CRÍTICO PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM COMO INSTRUMENTO DE INCLUSÃO PARA O (A) PROFESSOR(A) ALFABETIZADOR(A)." "resumo" => "Este artigo pretende discutir o significado de Letramento e Alfabetização, pois é um instrumento metodológico essencial para o ensino e para a aprendizagem do aluno, o professor alfabetizador no interior do sistema escolar. Sobretudo se levarmos em consideração que, queiramos ou não, não tem como uma criança ser inclusa e aceita pelos coleguinhas quando não aprende, então, buscarmos criar métodos de ensino onde haja inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais. Por isso faz-se necessário tratarmos da importância de formas de Letramento e Alfabetização que inclua essa criança juntamente com as outras crianças consideradas “normais”. Vale dizer que essa inclusão refere-se a todos seus aspectos psicológicos e cognitivos, que evidencie proveito para o seu desenvolvimento e principalmente educacional. Ao se desenvolver, a criança passa por transições de saber, e para que essa mudança seja calma precisamos que as maneiras de ensinar sejam voltadas para a interação e também para a ludicidade, para que o aprender não se torne “chato”, “cansativo” e “desestimulante”. Através do professor, o aluno adquire confiança necessária para o desenvolvimento motor, cognitivo, afetivo, cultural e sensorial, pois é muito importante que a criança se sinta acolhida em todos os meios sociais. O aprender também facilita o processo da criança se identificar com o meio em que vive, já que é por meio dessa interação e relação com outras pessoas que a criança explora os meios que vão servir de base para o seu desenvolvimento e com a interação ela aprende melhor." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-14 - PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA, LITERATURA INFANTIL E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, APRENDIZAGEM, LETRAMENTO, PROFESSOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA16_ID2519_02082018133107.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:28" "updated_at" => "2020-06-09 19:01:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TAYNARA FERREIRA DA SILVA GALDINO" "autor_nome_curto" => "TAYNARA" "autor_email" => "taynaraferreira756@gmail." "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI" "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018" "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png" "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 44761 "edicao_id" => 97 "trabalho_id" => 520 "inscrito_id" => 2519 "titulo" => "LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO: UM OLHAR CRÍTICO PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM COMO INSTRUMENTO DE INCLUSÃO PARA O (A) PROFESSOR(A) ALFABETIZADOR(A)." "resumo" => "Este artigo pretende discutir o significado de Letramento e Alfabetização, pois é um instrumento metodológico essencial para o ensino e para a aprendizagem do aluno, o professor alfabetizador no interior do sistema escolar. Sobretudo se levarmos em consideração que, queiramos ou não, não tem como uma criança ser inclusa e aceita pelos coleguinhas quando não aprende, então, buscarmos criar métodos de ensino onde haja inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais. Por isso faz-se necessário tratarmos da importância de formas de Letramento e Alfabetização que inclua essa criança juntamente com as outras crianças consideradas “normais”. Vale dizer que essa inclusão refere-se a todos seus aspectos psicológicos e cognitivos, que evidencie proveito para o seu desenvolvimento e principalmente educacional. Ao se desenvolver, a criança passa por transições de saber, e para que essa mudança seja calma precisamos que as maneiras de ensinar sejam voltadas para a interação e também para a ludicidade, para que o aprender não se torne “chato”, “cansativo” e “desestimulante”. Através do professor, o aluno adquire confiança necessária para o desenvolvimento motor, cognitivo, afetivo, cultural e sensorial, pois é muito importante que a criança se sinta acolhida em todos os meios sociais. O aprender também facilita o processo da criança se identificar com o meio em que vive, já que é por meio dessa interação e relação com outras pessoas que a criança explora os meios que vão servir de base para o seu desenvolvimento e com a interação ela aprende melhor." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-14 - PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA, LITERATURA INFANTIL E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, APRENDIZAGEM, LETRAMENTO, PROFESSOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA16_ID2519_02082018133107.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:28" "updated_at" => "2020-06-09 19:01:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TAYNARA FERREIRA DA SILVA GALDINO" "autor_nome_curto" => "TAYNARA" "autor_email" => "taynaraferreira756@gmail." "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI" "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018" "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png" "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }