A escola que busca trabalhar numa perspectiva inclusiva, precisa, antes de mais nada, acolher e ensinar a conviver com as diferenças entre seus pares. Em relação a dimensão curricular, essa precisa estar preparada para atender as diversas demandas do alunado com ou sem deficiência. Sendo assim, esta pesquisa teve como objetivo descrever ações pedagógicas exitosas que favorecem a inclusão escolar de alunos com deficiência. O estudo aconteceu nos meses de abril e maio de 2018, numa instituição de ensino localizada na cidade de Natal – RN, mantida por uma Organização Não Governamental (ONG) voltada para atendimento a pessoas com deficiência. A investigação consistiu em um estudo de caso e teve como procedimentos metodológicos a análise documental do Projeto Político Pedagógico (PPP) e observações realizadas em sala de aula e em outros ambientes da instituição locus de pesquisa, contemplando aspectos pedagógicos, atitudinais e arquitetônicos. A pesquisa aponta como resultado que a inclusão não se concretiza apenas pela presença do aluno com deficiência na sala de aula, mas também a partir das práticas pedagógicas desenvolvidas pelo docente, das atitudes que um colega tem com outro, da organização física adequada da escola, dos planejamentos pedagógicos e políticos que fundamentam as atividades escolares. Evidenciamos, com esse trabalho, que a inclusão escolar é uma construção diária e de responsabilidade de todos os agentes envolvidos na educação.