A repetência escolar principalmente ocasionada na disciplina de Matemática é comum. Este trabalho é fruto de uma experiência promovida por meio de pesquisas realizadas em Escolas de Ensino Fundamental oriundas das cidades do Vale do Mamanguape-PB. Teve-se como objetivo analisar as causas da repetência escolar em Matemática. Trata-se de uma investigação exploratória. Contempla uma abordagem qualitativa com metodologia adequada para alcançar o objetivo e responder a questão levantada: quais as causas da repetência escolar em Matemática? Portanto, a pesquisa qualitativa e exploratória possibilitou compreender e interpretar o objeto em estudo, com base na perspectiva dos sujeitos envolvidos. Como instrumento de coleta de dados utilizamos uma entrevista semiestruturada da qual foi feita uma análise de conteúdo. Os resultados alcançados leva-nos a perceber que as principais causas da retenção de alunos na disciplina de Matemática segundo as vozes do alunado é porque não conseguem aprender Matemática, a consideram uma disciplina muito difícil, não acreditam na possibilidade de conseguirem pois, de um modo geral, ano a ano enfrentam grandes dificuldades de aprendizagem que nunca são vistas, sanadas, compreendidas, trabalhadas para inexistirem. Para além disso, constatamos que a desmotivação, a falta de recursos pedagógicos, falta de formação continuada que aborde a temática em questão, falta de um planejamento estratégico, apoio da família, sociedade, Estado, são elementos que constituem as infindas causas da repetência escolar em Matemática.