LER: FERRAMENTA DE INCLUSÃO PARA OS ALUNOS DA EJA
Mª Iêda de Oliveira Caminha Silva
(SEDEC)Secretária de Educação e Cultura da Prefeitura Municipal de João Pessoa PB-Brasil
Resumo
O público da EJA é diferenciado, uma vez que a maior parte dessas pessoas não conseguiu concluir o Fundamental na idade determinada, outros trabalham no período diurno e chegam à escola para mais um turno; donas de casa que vão para um terceiro turno e alunos que nunca estudaram e a EJA é a sua primeira escola. Em face de esta realidade, compreende-se que o aluno dessa modalidade de ensino requer mecanismos de inclusão, de uma educação para a vida. Logo, o objetivo do presente trabalho é investigar, pensar e trazer experiências que indiquem possíveis soluções ou caminhos para minorar as dificuldades que impedem o avanço do aluno EJA e sua permanência na escola tanto no primeiro quanto no segundo seguimentos a fim de concluírem os níveis de ensino preconizados pela LDB. O nosso trabalho visa colocar informações por meio da pesquisa participativa e bibliográfica elementos de inclusão entre a disciplina que atuamos e a aquisição da leitura. Entende-se a aquisição da leitura como um dos fatores fundamentais, pois implica em pré-requisito de encorajamento, disposição e dedicação para a conclusão dos estudos, portanto, investigam-se procedimentos metodológicos, seus caminhos e técnicas que cooperem no processo do ensino e da aprendizagem na dinâmica especifica dos alunos da EJA. Sabe-se que isso é um constante desafio devido às complexidades do humano e de suas não menos complexas realidades pessoais já que o aluno é a razão de ser da escola e da EJA seu sucesso deve ser um constante objeto de estudo.