A EDUCAÇÃO COMO POSSIBILIDADE DE INTERVENÇÃO PARA RESSOCIALIZAÇÃO DE MULHERES ENCARCERADAS
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Diante disso, verificamos a importância desse estudo para aprofundar discussões existentes em relação ao papel da educação e da escola no sistema prisional, já que estes são elementos indispensáveis na ressocialização da pessoa privada de liberdade. Pretendemos problematizar dados sobre a educação no Sistema Prisional: O que é e como ocorre o processo de ressocialização? Qual a contribuição da educação no processo de ressocialização? Para alcançar o objetivo proposto, utilizamos como metodologia a abordagem qualitativa, que envolve uma análise bibliográfica, a observação não participante, entrevista semiestruturada e pesquisa quantitativa com aplicação de questionário, além de conversas informais com alguns educadores e reeducandas matriculadas na Escola Estadual Irmã Dulce, localizada no interior da Penitenciária Feminina de Abreu e Lima – PFAL, no Estado de Pernambuco. Faremos um breve relato sobre o Sistema Penitenciário no Brasil e em Pernambuco. 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