COMITÊ DE INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE DA UFPB: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS COMO ESTAGIÁRIAS
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 44460 "edicao_id" => 97 "trabalho_id" => 418 "inscrito_id" => 2526 "titulo" => "COMITÊ DE INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE DA UFPB: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS COMO ESTAGIÁRIAS" "resumo" => "O Comitê de Inclusão e Acessibilidade (CIA) é responsável pelo Programa de Apoio aos Estudantes com deficiência pertencente à Universidade Federal da Paraíba que é vinculado diretamente ao Gabinete da Reitoria. O CIA disponibiliza de estágio não obrigatório, para que alunos de graduação possam exercer experiência na área inclusiva, o qual vem sendo desenvolvido no Centro de Ciências Agrárias (CCA), Campus II, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no município de Areia-PB, sob a supervisão das professoras Ana Cristina Silva Daxenberger e Andreia Sousa Guimarães. O principal intuito do estágio é atender a todas as pessoas com deficiência e/ou necessidade educativa especial que apresentam vínculo com a UFPB, de maneira a garantir seus direitos e que assim elas possam sentir-se acolhidas e capazes de realizar seus objetivos. Durante esse período (2017.2) de estágio produzimos inicialmente, um plano de atividades para serem desenvolvidas durante todo o ano, que ajuda na realização das atividades propostas. Trabalhamos auxiliando os estudantes apoiados pelo CIA e os seus respectivos apoiadores, desenvolvemos uma pesquisa com os professores da UFPF, participamos de eventos de recepção aos feras (graduandos iniciantes), elaboramos a divulgação e publicação de um livro, realizamos formação, selecionamos alunos apoiadores e buscamos garantir o direito das pessoas com deficiência por meio de melhorias na estrutura arquitetônica da instituição. O que constatamos durante o estágio é que a inclusão na UFPB está se consolidando e superando as dificuldades, sejam elas atitudinais pedagógicas e/ou arquitetônicas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-11 - DIREITOS HUMANOS E EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "palavra_chave" => "INCLUSÃO UNIVERSITÁRIA, ESTUDANTE APOIADOR, PESSOA COM DEFICIÊNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA13_ID2526_31072018144821.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:28" "updated_at" => "2020-06-09 19:01:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DAS MERCÊS SERAFIM DOS SANTOS NETA" "autor_nome_curto" => "MERCÊS" "autor_email" => "mercesufpb@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI" "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018" "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png" "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 44460 "edicao_id" => 97 "trabalho_id" => 418 "inscrito_id" => 2526 "titulo" => "COMITÊ DE INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE DA UFPB: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS COMO ESTAGIÁRIAS" "resumo" => "O Comitê de Inclusão e Acessibilidade (CIA) é responsável pelo Programa de Apoio aos Estudantes com deficiência pertencente à Universidade Federal da Paraíba que é vinculado diretamente ao Gabinete da Reitoria. O CIA disponibiliza de estágio não obrigatório, para que alunos de graduação possam exercer experiência na área inclusiva, o qual vem sendo desenvolvido no Centro de Ciências Agrárias (CCA), Campus II, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no município de Areia-PB, sob a supervisão das professoras Ana Cristina Silva Daxenberger e Andreia Sousa Guimarães. O principal intuito do estágio é atender a todas as pessoas com deficiência e/ou necessidade educativa especial que apresentam vínculo com a UFPB, de maneira a garantir seus direitos e que assim elas possam sentir-se acolhidas e capazes de realizar seus objetivos. Durante esse período (2017.2) de estágio produzimos inicialmente, um plano de atividades para serem desenvolvidas durante todo o ano, que ajuda na realização das atividades propostas. Trabalhamos auxiliando os estudantes apoiados pelo CIA e os seus respectivos apoiadores, desenvolvemos uma pesquisa com os professores da UFPF, participamos de eventos de recepção aos feras (graduandos iniciantes), elaboramos a divulgação e publicação de um livro, realizamos formação, selecionamos alunos apoiadores e buscamos garantir o direito das pessoas com deficiência por meio de melhorias na estrutura arquitetônica da instituição. O que constatamos durante o estágio é que a inclusão na UFPB está se consolidando e superando as dificuldades, sejam elas atitudinais pedagógicas e/ou arquitetônicas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-11 - DIREITOS HUMANOS E EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "palavra_chave" => "INCLUSÃO UNIVERSITÁRIA, ESTUDANTE APOIADOR, PESSOA COM DEFICIÊNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA13_ID2526_31072018144821.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:28" "updated_at" => "2020-06-09 19:01:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DAS MERCÊS SERAFIM DOS SANTOS NETA" "autor_nome_curto" => "MERCÊS" "autor_email" => "mercesufpb@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI" "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018" "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png" "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }