ENSINO DE HISTÓRIA NOS ANOS INICIAIS: DA PRÁTICA TRADICIONAL À PRÁTICA QUE CONTRIBUI NO PERCURSO FORMATIVO DA CRIANÇA
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 44625 "edicao_id" => 97 "trabalho_id" => 531 "inscrito_id" => 2534 "titulo" => "ENSINO DE HISTÓRIA NOS ANOS INICIAIS: DA PRÁTICA TRADICIONAL À PRÁTICA QUE CONTRIBUI NO PERCURSO FORMATIVO DA CRIANÇA" "resumo" => "Este trabalho objetiva esboçar o caminho percorrido pela prática de ensino de história nos anos iniciais desde a sua constituição no século XIX até os dias de hoje. Primeiramente, o nosso olhar está num contexto geral da educação brasileira e, a partir dos anos 80, dirige-se para a educação catarinense. A prática de ensino de história nas escolas estaduais de Santa Catarina tem avanços significativos a partir da década de 90, com a proposta curricular numa perspectiva histórico-cultural, mas ao longo de quase trinta anos, diferentes versões foram surgindo, mostrando avanços e retrocessos de acordo com o cenário político educacional de cada época. Atualmente, a principal abordagem da proposta curricular catarinense é a formação integral do sujeito e, a reflexão está na prática de ensino de história que contribua no percurso formativo das crianças." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-05 - EDUCAÇÃO INFANTIL E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, ENSINO DE HISTÓRIA,, FORMAÇÃO INTEGRAL," "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA5_ID2534_02082018172412.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:28" "updated_at" => "2020-06-09 19:01:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SAYONARA DA LUZ DA SILVA" "autor_nome_curto" => "SAYONARA" "autor_email" => "sayonara.luz@bol.com.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI" "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018" "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png" "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 44625 "edicao_id" => 97 "trabalho_id" => 531 "inscrito_id" => 2534 "titulo" => "ENSINO DE HISTÓRIA NOS ANOS INICIAIS: DA PRÁTICA TRADICIONAL À PRÁTICA QUE CONTRIBUI NO PERCURSO FORMATIVO DA CRIANÇA" "resumo" => "Este trabalho objetiva esboçar o caminho percorrido pela prática de ensino de história nos anos iniciais desde a sua constituição no século XIX até os dias de hoje. Primeiramente, o nosso olhar está num contexto geral da educação brasileira e, a partir dos anos 80, dirige-se para a educação catarinense. A prática de ensino de história nas escolas estaduais de Santa Catarina tem avanços significativos a partir da década de 90, com a proposta curricular numa perspectiva histórico-cultural, mas ao longo de quase trinta anos, diferentes versões foram surgindo, mostrando avanços e retrocessos de acordo com o cenário político educacional de cada época. Atualmente, a principal abordagem da proposta curricular catarinense é a formação integral do sujeito e, a reflexão está na prática de ensino de história que contribua no percurso formativo das crianças." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-05 - EDUCAÇÃO INFANTIL E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, ENSINO DE HISTÓRIA,, FORMAÇÃO INTEGRAL," "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA5_ID2534_02082018172412.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:28" "updated_at" => "2020-06-09 19:01:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SAYONARA DA LUZ DA SILVA" "autor_nome_curto" => "SAYONARA" "autor_email" => "sayonara.luz@bol.com.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI" "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018" "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png" "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }