DOCUMENTOS CURRICULARES E AS DISCUSSÕES DE GÊNERO:
EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA COMO INSTRUMENTO DE
RESISTÊNCIA
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 44548 "edicao_id" => 97 "trabalho_id" => 954 "inscrito_id" => 2933 "titulo" => """ DOCUMENTOS CURRICULARES E AS DISCUSSÕES DE GÊNERO:\r\n EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA COMO INSTRUMENTO DE\r\n RESISTÊNCIA """ "resumo" => """ A educação ainda oprime mais do que liberta, mas segundo Paulo Freire ela pode ser\r\n libertadora, desde que os segmentos que dela participam sejam agentes críticos e\r\n transformadores da realidade. Contudo, a Geografia enquanto disciplina escolar ainda precisa\r\n contribuir mais no combate aos diversos tipos de opressão existentes dentro e fora da escola,\r\n inclusive no tocante à questão de gênero. Diante do contexto pós-golpe, em que uma série de\r\n avanços ocorridos na luta contra as opressões de gênero vêm sendo ameaçadas, no Brasil,\r\n percebemos a importância de estudar as mudanças que ocorreram nas propostas curriculares.\r\n Sendo assim, o objetivo dessa pesquisa é analisar avanços e retrocessos nas propostas\r\n curriculares (PCN e BNCC), as quais discutem a questão de gênero e sexualidade,\r\n relacionando-as ao projeto de Lei N.º 867 (Escola sem partido), a partir do ensino de\r\n geografia. Para esse estudo utilizou-se a metodologia qualitativa e a pesquisa bibliográfica\r\n como instrumento para a investigação. Como resultados identificou-se que os PCNs\r\n avançaram com os temas transversais na discussão sobre gênero e sexualidade, inclusive no\r\n campo geográfico, contudo a BNCC sofreu várias alterações em sua última versão, a partir\r\n das exigências da bancada cristã, não contemplando tais discussões. Além disso, o projeto\r\n Escola sem Partido coloca que a instituição escolar não deve tratar tais temáticas,\r\n considerando-as ideologias de gênero e enfatizando que a família é que deve discuti-las. Por\r\n isso, é fundamental que a geografia escolar se coloque contrária a estes retrocessos e amplie\r\n tais debates no espaço escolar, contribuindo para a libertação dos estudantes e ampliação da\r\n consciência crítica. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-20 INCLUSÃO: GÊNERO E PRÁTICAS CULTURAIS" "palavra_chave" => "DOCUMENTOS CURRICULARES;, EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA;, GÊNERO." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA24_ID2933_12082018163540.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:28" "updated_at" => "2020-06-09 19:01:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "POLYANNA NAYANNA DE BRITO CALUÊTE" "autor_nome_curto" => "POLYANNA" "autor_email" => "poly_nayanna@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI" "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018" "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png" "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 44548 "edicao_id" => 97 "trabalho_id" => 954 "inscrito_id" => 2933 "titulo" => """ DOCUMENTOS CURRICULARES E AS DISCUSSÕES DE GÊNERO:\r\n EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA COMO INSTRUMENTO DE\r\n RESISTÊNCIA """ "resumo" => """ A educação ainda oprime mais do que liberta, mas segundo Paulo Freire ela pode ser\r\n libertadora, desde que os segmentos que dela participam sejam agentes críticos e\r\n transformadores da realidade. Contudo, a Geografia enquanto disciplina escolar ainda precisa\r\n contribuir mais no combate aos diversos tipos de opressão existentes dentro e fora da escola,\r\n inclusive no tocante à questão de gênero. Diante do contexto pós-golpe, em que uma série de\r\n avanços ocorridos na luta contra as opressões de gênero vêm sendo ameaçadas, no Brasil,\r\n percebemos a importância de estudar as mudanças que ocorreram nas propostas curriculares.\r\n Sendo assim, o objetivo dessa pesquisa é analisar avanços e retrocessos nas propostas\r\n curriculares (PCN e BNCC), as quais discutem a questão de gênero e sexualidade,\r\n relacionando-as ao projeto de Lei N.º 867 (Escola sem partido), a partir do ensino de\r\n geografia. Para esse estudo utilizou-se a metodologia qualitativa e a pesquisa bibliográfica\r\n como instrumento para a investigação. Como resultados identificou-se que os PCNs\r\n avançaram com os temas transversais na discussão sobre gênero e sexualidade, inclusive no\r\n campo geográfico, contudo a BNCC sofreu várias alterações em sua última versão, a partir\r\n das exigências da bancada cristã, não contemplando tais discussões. Além disso, o projeto\r\n Escola sem Partido coloca que a instituição escolar não deve tratar tais temáticas,\r\n considerando-as ideologias de gênero e enfatizando que a família é que deve discuti-las. Por\r\n isso, é fundamental que a geografia escolar se coloque contrária a estes retrocessos e amplie\r\n tais debates no espaço escolar, contribuindo para a libertação dos estudantes e ampliação da\r\n consciência crítica. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-20 INCLUSÃO: GÊNERO E PRÁTICAS CULTURAIS" "palavra_chave" => "DOCUMENTOS CURRICULARES;, EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA;, GÊNERO." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA24_ID2933_12082018163540.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:28" "updated_at" => "2020-06-09 19:01:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "POLYANNA NAYANNA DE BRITO CALUÊTE" "autor_nome_curto" => "POLYANNA" "autor_email" => "poly_nayanna@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI" "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018" "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png" "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }