ENTRE O OLHAR E O ESCREVER: O USO DA ETNOGRAFIA NA PESQUISA COM SURDOS
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 44629 "edicao_id" => 97 "trabalho_id" => 650 "inscrito_id" => 249 "titulo" => "ENTRE O OLHAR E O ESCREVER: O USO DA ETNOGRAFIA NA PESQUISA COM SURDOS" "resumo" => "Este artigo tem o objetivo apresentar o uso da etnografia como um importante método na pesquisa com surdos. Sabendo que a cultura surda se apresenta nas suas particularidades, observar, analisar e perceber tais indivíduos faz do estudo etnográfico um aporte significativo para tal análise. A partir da leitura de autores clássicos da antropologia procuramos evidenciar primeiramente o surgimento e conceito da etnografia, seguindo de estudos mais recentes sobre o uso da etnografia entre a comunidade surda, tendo como base principal Malinoski (1978), Boas (2004), Geertz (1989), Clifford (1998), Laplantine (2003), Magnani (2007) entre outros. Refletir sobre a perspectiva teórica e metodológica da apreensão da diferença é importante, uma vez que nos ajuda a pensar nas singularidades presentes na comunidade surda, promovendo assim a abertura de uma discussão que se faz necessária na academia, além de pensar em maneiras de pesquisa e observação do outro. Concluiu-se, portanto, que o método etnográfico, devido à sua particularidade, permite o registro de contextos de cultura diferenciados, considerando que a percepção das experiências e vivências de cada grupo nos revela muito mais semelhanças do que o que se costuma chamar de “estranho” e “exótico”. O processo de observar, escutar, descrever e interpretar sobre determinado grupo é um processo fundamental para se conhecer a cultura do outro, mesmo não conhecendo a linguagem que lhe é própria. Espera-se assim que esta pesquisa possa auxiliar na reflexão sobre inclusão, no que diz respeito à variedade de análise do campo metodológico, permitindo a aproximação da discussão de alteridade com a comunidade surda." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-03 - CURRÍCULO E EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "palavra_chave" => "ETNOGRAFIA, METODOLOGIA, PESQUISA, CULTURA, CULTURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA3_ID249_03082018201804.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:28" "updated_at" => "2020-06-09 19:01:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DENISE CRISTINA FERREIRA" "autor_nome_curto" => "DENISE" "autor_email" => "denisecristina20_cg@hotma" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI" "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018" "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png" "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 44629 "edicao_id" => 97 "trabalho_id" => 650 "inscrito_id" => 249 "titulo" => "ENTRE O OLHAR E O ESCREVER: O USO DA ETNOGRAFIA NA PESQUISA COM SURDOS" "resumo" => "Este artigo tem o objetivo apresentar o uso da etnografia como um importante método na pesquisa com surdos. Sabendo que a cultura surda se apresenta nas suas particularidades, observar, analisar e perceber tais indivíduos faz do estudo etnográfico um aporte significativo para tal análise. A partir da leitura de autores clássicos da antropologia procuramos evidenciar primeiramente o surgimento e conceito da etnografia, seguindo de estudos mais recentes sobre o uso da etnografia entre a comunidade surda, tendo como base principal Malinoski (1978), Boas (2004), Geertz (1989), Clifford (1998), Laplantine (2003), Magnani (2007) entre outros. Refletir sobre a perspectiva teórica e metodológica da apreensão da diferença é importante, uma vez que nos ajuda a pensar nas singularidades presentes na comunidade surda, promovendo assim a abertura de uma discussão que se faz necessária na academia, além de pensar em maneiras de pesquisa e observação do outro. Concluiu-se, portanto, que o método etnográfico, devido à sua particularidade, permite o registro de contextos de cultura diferenciados, considerando que a percepção das experiências e vivências de cada grupo nos revela muito mais semelhanças do que o que se costuma chamar de “estranho” e “exótico”. O processo de observar, escutar, descrever e interpretar sobre determinado grupo é um processo fundamental para se conhecer a cultura do outro, mesmo não conhecendo a linguagem que lhe é própria. Espera-se assim que esta pesquisa possa auxiliar na reflexão sobre inclusão, no que diz respeito à variedade de análise do campo metodológico, permitindo a aproximação da discussão de alteridade com a comunidade surda." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-03 - CURRÍCULO E EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "palavra_chave" => "ETNOGRAFIA, METODOLOGIA, PESQUISA, CULTURA, CULTURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA3_ID249_03082018201804.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:28" "updated_at" => "2020-06-09 19:01:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DENISE CRISTINA FERREIRA" "autor_nome_curto" => "DENISE" "autor_email" => "denisecristina20_cg@hotma" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI" "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018" "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png" "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }