A psicologia escolar tem por um de seus objetivos, melhorara a aprendizagem dos alunos no ambiente da escola, de modo o este, ocorra com equidade, isto é, de forma que os mesmos possam ter um desenvolvimento cognitivo correspondente ao que se espera para cada série estudada, independentemente de suas dificuldades e/ou deficiência. A pesquisa relacionada ao TDAH, considerada o transtorno neurocomportamental mais comum da infância e a condição de doença crônica de maior prevalência na idade escolar, é papel do psicólogo orientar a equipe pedagógica e observar esses alunos, a fim de direciona-la a estimular a criança de modo que a mesma não venha a ter prejuízos futuros. Os estudos apontam que as crianças portadoras do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, apesar de perderem o foco com facilidade, têm sim, como desenvolver seu potencial criativo, para isso é fundamental que o professor tenha uma voz ativa diante do aluno. Também deve-se ressaltar o papel da família nesse processo, e chamar a atenção para o convívio e contexto familiar o qual o aluno esta inserido, observando que o contexto social interfere diretamente, neste processo de aprendizagem.