SENA, Marcela Maria De et al.. A inclusão e o lúdico na prática pedagógica. Anais III CINTEDI... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/44292>. Acesso em: 23/11/2024 08:03
O lúdico é parte complementar do mundo infantil da vida de todas as pessoas. Os jogos e brinquedos perpetram por toda a infância, onde a realidade e o faz de conta alterna-se. Assim a nossa problemática, baseia-se como conscientizar os educadores que as atividades lúdicas podem promover a aprendizagem das crianças com deficiência intelectual e como eles podem fazer uso desta atividade em suas práticas? Desta forma, no presente estudo, buscamos como objetivo geral: mostrar que o estimulo e a utilização dos jogos e brincadeiras colabora como aliado da aprendizagem e do desenvolvimento do aluno com deficiência intelectual. E como objetivo específico, conscientizar a importância do lúdico no processo de ensino-aprendizagem; mostrar que o lúdico é uma ferramenta na construção integral desse processo onde a criança brinca e desenvolve a capacidade para determinado tipo de conhecimento. Este artigo será desenvolvido por meio de uma pesquisa bibliográfica. Tendo em vista as análises realizadas e os suportes teóricos, esta pesquisa nos levou a estudar mais a fundo a contribuição dos jogos e brincadeiras para a aprendizagem e o desenvolvimento cognitivo dos alunos que recebemos. Com este trabalho esperamos mostrar a relevância da atividade lúdica para aprendizagem desses alunos, pois educar por meio do lúdico contribui no desenvolvimento daqueles que venham apresentar tais especificidades na vida escolar, sistematizando a expressão e a comunicação, expandindo o seu potencial cognitivo e favorecendo o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem de maneira divertida e prazerosa.