Na sociedade contemporânea é inegável o importante papel que a Ciência tem desempenhado nos diversos setores e influenciado a vida cotidiana. Nesse contexto torna-se essencial o debate de temas relacionados à natureza, ao universo, às doenças que afetam os seres humanos e a tecnologia, como temáticas fundamentais para a compreensão dos fenômenos sociais do mundo no qual estamos inseridos. No entanto, nem sempre o professor está preparado para atuar de forma contextualizada, relacionando o conteúdo com a realidade dos alunos. Ao ensinar polímeros, em especial plásticos, requer que o professor, saiba articular o ensino e aprendizagem ao enfoque Ciência –Tecnologia – Sociedade - Ambiente (CTSA), onde se propõe uma abordagem contextualizada no ensino em uma perspectiva crítica. A proposta didática foi elaborada durante o período de atividades do projeto “Ações Construtivas Para o Conhecimento em Química nas Escolas Públicas da Paraíba”. Foi aplicada em uma escola pública da cidade de Areia-PB, na turma do 3º ano “B” do Ensino Médio do turno da tarde. A turma era composta por 18 alunos. Com base nestes enfoques, a proposta didática aplicada visou efetivar ações concretas, conhecimentos mais claros sobre os plásticos, com recursos didáticos utilizados (vídeos e experimentação) para proporcionar aos educandos conhecimentos de forma mais prazerosa, despertando o interesse de todos devido ao caráter digital e experimental que funcionou como sugestão didático-pedagógica diferenciada para aplicação de conteúdo na construção de uma aprendizagem mais significativa.