O êxodo rural esta se tornando muito evidente devido às problemáticas que o torna difícil de manter no campo, como questão de falta de água, falta de incentivo para o produtor, falta de tecnologias que façam com que o produto seja de melhor qualidade. Este trabalho tem por objetivo apresentar a percepção dos alunos acerca de como o êxodo rural esta inseridos no cotidiano, e como pode afetar na vida de cada um, assim como também buscar formas de difusão desse assunto, para que a população tenha conhecimentos através dos alunos. O presente trabalho contou com a aplicação de um questionário para a diagnose dos alunos sobre o êxodo rural, foi realizada numa escola publica em Cuité-PB no período do mês de maio de 2018, com no total de 60 alunos entrevistados. Obteve-se de resultados essa analise inicial que 29% dos alunos do segundo A afirmaram que sim, que o semiárido paraibano era chuvoso, já o segundo ano B, apenas 13% responderam que era chuvoso, sobre a era digital esta adequada para o homem do campo 52% dos alunos do segundo A responderam que sim, porem apenas 41% dos alunos do segundo ano B responderam isso. Conclui-se que ao atribuir o termo êxodo rural se implica que de certo modo algo esta dando errado, pois essa mudança é a busca por melhorias na condição de vida e no intuito de encontrar um lugar e poder se estabelecer nele, e que ainda é necessário muitas mudanças para que aja essa evolução.