Pegada Ecológica (PE) é definida como os impactos, rastros ou as consequências deixadas pelas atividades humanas (comércio, indústria, agricultura, transportes, consumo) no meio ambiente. Quanto maior a Pegada Ecológica de uma atividade, mais danos são causados ao meio ambiente. O trabalho apresenta uma avaliação da percepção dos estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Faculdade de Educação de Crateús – FAEC, sobre o tema Pegada Ecológica. Foram aplicados formulários estruturados a 120 alunos do 1° ao 9° semestres dos turnos manhã e noite. Os resultados mostram que 67,0% dos alunos não possuem conhecimento sobre o tema e os demais conhecem de forma resumida, fragmentada. Relataram na grande maioria (76,0%) nunca terem debatido sobre o tema no Ensino Médio e muito menos no Fundamental A aplicação do teste do tamanho da PE revelou que 30,0% possuem hábitos desapropriados para alunos que não possuem ainda independência financeira. Muito ainda tem que ser proposto para o tema ser discutido nas escolas como assunto fundamental e não somente como ferramenta de interdisciplinaridade. Assim, o referido trabalho se propõe a criação de uma cartilha para divulgação em todas as escolas do município de Crateús-Ce.