PEGADA ECOLÓGICA: CONHECIMENTO DOS ALUNOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE CRATEÚS UECE-FAEC
"2018-07-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 43290 "edicao_id" => 91 "trabalho_id" => 694 "inscrito_id" => 1181 "titulo" => "PEGADA ECOLÓGICA: CONHECIMENTO DOS ALUNOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE CRATEÚS UECE-FAEC" "resumo" => "Pegada Ecológica (PE) é definida como os impactos, rastros ou as consequências deixadas pelas atividades humanas (comércio, indústria, agricultura, transportes, consumo) no meio ambiente. Quanto maior a Pegada Ecológica de uma atividade, mais danos são causados ao meio ambiente. O trabalho apresenta uma avaliação da percepção dos estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Faculdade de Educação de Crateús – FAEC, sobre o tema Pegada Ecológica. Foram aplicados formulários estruturados a 120 alunos do 1° ao 9° semestres dos turnos manhã e noite. Os resultados mostram que 67,0% dos alunos não possuem conhecimento sobre o tema e os demais conhecem de forma resumida, fragmentada. Relataram na grande maioria (76,0%) nunca terem debatido sobre o tema no Ensino Médio e muito menos no Fundamental A aplicação do teste do tamanho da PE revelou que 30,0% possuem hábitos desapropriados para alunos que não possuem ainda independência financeira. Muito ainda tem que ser proposto para o tema ser discutido nas escolas como assunto fundamental e não somente como ferramenta de interdisciplinaridade. Assim, o referido trabalho se propõe a criação de uma cartilha para divulgação em todas as escolas do município de Crateús-Ce." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 07 - Biodiversidade" "palavra_chave" => "MEIO AMBIENTE, CONSUMO, ATIVIDADES HUMANAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV107_MD4_SA17_ID1181_04062018231218.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:27" "updated_at" => "2020-06-09 19:22:29" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCELO CAMPELO DANTAS" "autor_nome_curto" => "MARCELO CAMPELO" "autor_email" => "campelodantas@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais III CONAPESC" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2018" "edicao_logo" => "5e49fcf7a5075_16022020233951.jpg" "edicao_capa" => "5e49fcf7a4784_16022020233951.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 43290 "edicao_id" => 91 "trabalho_id" => 694 "inscrito_id" => 1181 "titulo" => "PEGADA ECOLÓGICA: CONHECIMENTO DOS ALUNOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE CRATEÚS UECE-FAEC" "resumo" => "Pegada Ecológica (PE) é definida como os impactos, rastros ou as consequências deixadas pelas atividades humanas (comércio, indústria, agricultura, transportes, consumo) no meio ambiente. Quanto maior a Pegada Ecológica de uma atividade, mais danos são causados ao meio ambiente. O trabalho apresenta uma avaliação da percepção dos estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Faculdade de Educação de Crateús – FAEC, sobre o tema Pegada Ecológica. Foram aplicados formulários estruturados a 120 alunos do 1° ao 9° semestres dos turnos manhã e noite. Os resultados mostram que 67,0% dos alunos não possuem conhecimento sobre o tema e os demais conhecem de forma resumida, fragmentada. Relataram na grande maioria (76,0%) nunca terem debatido sobre o tema no Ensino Médio e muito menos no Fundamental A aplicação do teste do tamanho da PE revelou que 30,0% possuem hábitos desapropriados para alunos que não possuem ainda independência financeira. Muito ainda tem que ser proposto para o tema ser discutido nas escolas como assunto fundamental e não somente como ferramenta de interdisciplinaridade. Assim, o referido trabalho se propõe a criação de uma cartilha para divulgação em todas as escolas do município de Crateús-Ce." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 07 - Biodiversidade" "palavra_chave" => "MEIO AMBIENTE, CONSUMO, ATIVIDADES HUMANAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV107_MD4_SA17_ID1181_04062018231218.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:27" "updated_at" => "2020-06-09 19:22:29" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCELO CAMPELO DANTAS" "autor_nome_curto" => "MARCELO CAMPELO" "autor_email" => "campelodantas@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais III CONAPESC" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2018" "edicao_logo" => "5e49fcf7a5075_16022020233951.jpg" "edicao_capa" => "5e49fcf7a4784_16022020233951.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }