AS AULAS DO COMPONENTE CURRICULAR BIOLOGIA E AS INTERFACES DA PEDAGOGIA DE PROJETOS: UM OLHAR PARA AS OFICINAS PEDAGÓGICAS, AULAS PRÁTICAS E DE ESTUDO DE MEIO – ENSAIOS RELATADOS
"2018-07-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 42941 "edicao_id" => 91 "trabalho_id" => 274 "inscrito_id" => 82 "titulo" => "AS AULAS DO COMPONENTE CURRICULAR BIOLOGIA E AS INTERFACES DA PEDAGOGIA DE PROJETOS: UM OLHAR PARA AS OFICINAS PEDAGÓGICAS, AULAS PRÁTICAS E DE ESTUDO DE MEIO – ENSAIOS RELATADOS" "resumo" => "O presente trabalho reuniu as vivências de quatro projetos pedagógicos, a constar: Projeto 1. BioBlog - construindo e compartilhando aprendizado (Ano/2014), Projeto 2. Conexão Jovem da Biologia - tratando das temáticas transversais - educação ambiental e meio ambiente, educação sexual e drogas (Ano/2015), Projeto 3. Portfólio da Biologia: pesquisar, ler, interpretar, experimentar, analisar, escrever e construir aprendizado (Ano/2016) e o Projeto 4. Álbum Seriado da Biologia: pesquisar, ler, interpretar, escrever e vivenciar na prática aprendizagem significativa (Ano 2017). O objetivo geral foi demonstrar as atuações de contextos da pedagogia e a articulação com o trabalho docente do Componente Curricular Biologia, na perspectiva de trazer aprendizagem significativa discente. Os projetos aconteceram na Escola Estadual de Ensino Médio e Normal Francisco Pessoa de Brito - Araçagi/PB. Partimos da situação problema, que em geral, envolvia a maioria dos estudantes, uma vez que já se encontravam em acomodações estreitas de apenas reproduzir meras cópias dos conteúdos. O lineamento metodológico é de abordagem qualitativa, sendo aplicados 150 questionários e 30 entrevistas em subsídios estruturados. O trabalho envolveu em 2014, 183 estudantes, em 2015, 202, em 2016, 251 e em 2017, 202, respectivamente, e no decorrer dos quatro anos tivemos 29 docentes colaboradores e participantes. Os resultados foram dispostos em tabelas, gráficos e 78 fotografias de composição etnográfica, corroborando com metodologias didáticas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 02 - Pesquisa e Cultura Digital: Desafios e Possibilidades no Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "BIOLOGIA, PEDAGOGIA DE PROJETOS, DIDÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV107_MD1_SA12_ID82_26052018174225.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:27" "updated_at" => "2020-06-09 19:22:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAILENE DE SOUZA AQUINO" "autor_nome_curto" => "JAILENE" "autor_email" => "jailene.aquino@hotmail.co" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais III CONAPESC" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2018" "edicao_logo" => "5e49fcf7a5075_16022020233951.jpg" "edicao_capa" => "5e49fcf7a4784_16022020233951.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 42941 "edicao_id" => 91 "trabalho_id" => 274 "inscrito_id" => 82 "titulo" => "AS AULAS DO COMPONENTE CURRICULAR BIOLOGIA E AS INTERFACES DA PEDAGOGIA DE PROJETOS: UM OLHAR PARA AS OFICINAS PEDAGÓGICAS, AULAS PRÁTICAS E DE ESTUDO DE MEIO – ENSAIOS RELATADOS" "resumo" => "O presente trabalho reuniu as vivências de quatro projetos pedagógicos, a constar: Projeto 1. BioBlog - construindo e compartilhando aprendizado (Ano/2014), Projeto 2. Conexão Jovem da Biologia - tratando das temáticas transversais - educação ambiental e meio ambiente, educação sexual e drogas (Ano/2015), Projeto 3. Portfólio da Biologia: pesquisar, ler, interpretar, experimentar, analisar, escrever e construir aprendizado (Ano/2016) e o Projeto 4. Álbum Seriado da Biologia: pesquisar, ler, interpretar, escrever e vivenciar na prática aprendizagem significativa (Ano 2017). O objetivo geral foi demonstrar as atuações de contextos da pedagogia e a articulação com o trabalho docente do Componente Curricular Biologia, na perspectiva de trazer aprendizagem significativa discente. Os projetos aconteceram na Escola Estadual de Ensino Médio e Normal Francisco Pessoa de Brito - Araçagi/PB. Partimos da situação problema, que em geral, envolvia a maioria dos estudantes, uma vez que já se encontravam em acomodações estreitas de apenas reproduzir meras cópias dos conteúdos. O lineamento metodológico é de abordagem qualitativa, sendo aplicados 150 questionários e 30 entrevistas em subsídios estruturados. O trabalho envolveu em 2014, 183 estudantes, em 2015, 202, em 2016, 251 e em 2017, 202, respectivamente, e no decorrer dos quatro anos tivemos 29 docentes colaboradores e participantes. Os resultados foram dispostos em tabelas, gráficos e 78 fotografias de composição etnográfica, corroborando com metodologias didáticas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 02 - Pesquisa e Cultura Digital: Desafios e Possibilidades no Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "BIOLOGIA, PEDAGOGIA DE PROJETOS, DIDÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV107_MD1_SA12_ID82_26052018174225.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:27" "updated_at" => "2020-06-09 19:22:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAILENE DE SOUZA AQUINO" "autor_nome_curto" => "JAILENE" "autor_email" => "jailene.aquino@hotmail.co" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais III CONAPESC" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2018" "edicao_logo" => "5e49fcf7a5075_16022020233951.jpg" "edicao_capa" => "5e49fcf7a4784_16022020233951.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }