Por muito tempo se acreditou que o sistema de escape em motores 4 tempos só tinha a função de liberar os gases do escape. Porém, estudos recentes mostraram sua eficácia em diversas partes do ciclo de combustão, desde o aumento da eficiência volumétrica até o controle da injeção eletrônica. Por isso, o correto dimensionamento é essencial para se ter um bom sistema de escape e consequentemente se ganhar mais potência e torque no motor. Nesse trabalho, por meio da revisão bibliográfica e da experimentação pode-se ter um melhor entendimento do desenho e da escolha do sistema de escape mais adequado, revisitando-se os diversos métodos de dimensionamento e seus principais problemas de cálculo. Além disso, é necessário entender os principais tipos de silenciadores, suas vantagens e desvantagens, permitindo que este mantenha seu desempenho gerando o menor ruído possível. Por fim, seremos capazes de utilizar as simulações computacionais de fluidodinâmica a fim de se comprovar a influência da geometria a ser eleita na distribuição de pressão e fluxo mássico do tubo, demonstrando-se mais um parâmetro a ser considerado neste subsistema.