O presente trabalho busca descrever os pontos positivos identificados da experiência com o Google Sala de Aula, na disciplina Direito e Legislação para Gestão, do eixo de Gestão em Negócios, no curso de Cooperativismo, Logística e Turismo da Universidade Federal do Tocantins, onde os alunos trabalharam com a ferramenta no desenvolvimento de pesquisa acadêmica. Para constituição e recolhimento de dados da pesquisa, foi utilizada a metodologia por observação, em que o educandos foram observados no ambiente digital e físico a fim de identificar e confirmar as explicações e resultados oferecidos, ademais, foi utilizado a pesquisa bibliográfica consistiu na análise de artigos científicos para composição da solução da problemática. Por meio dessa pesquisa, foi possível identificar que o Google Sala de Aula, auxilia de forma efetiva no ensino e pesquisa, pois o mesmo propicia ao educador atuar como mediador no ambiente digital, assim gerindo o conhecimento e orientando o educando para conclusão de uma pesquisa ou atividade referente à disciplina a longa distancia, ademais, ele aproxima a relação entre educador e educando, o que reflete diretamente nos resultados do educando em relação ao conhecimento, pois por meio do diálogo que pode ser desenvolvido ambiente digital o educador pode reconhecer as habilidades e dificuldades do aluno e modificar a exposição de conteúdos e o método da pesquisa.