O ENSINO DE FÍSICA NA EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA INTEGRADA DE NÍVEL MÉDIO: REFLEXÕES A PARTIR DO PLANO DE CURSO DE UMA INSTITUIÇÃO DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA
"2018-07-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 43248 "edicao_id" => 91 "trabalho_id" => 115 "inscrito_id" => 1005 "titulo" => "O ENSINO DE FÍSICA NA EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA INTEGRADA DE NÍVEL MÉDIO: REFLEXÕES A PARTIR DO PLANO DE CURSO DE UMA INSTITUIÇÃO DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA" "resumo" => "O presente artigo faz uma análise sobre o ensino da física dentro da educação profissional tecnológica de nível médio a partir do estudo do plano de curso de uma instituição federal de ensino. Como instrumento metodológico optamos pela análise documental, tomando por base o curso técnico de nível médio integrado em segurança do trabalho do Instituto Federal da Bahia campus Ilhéus. Como um dos aportes teóricos utilizamos a concepção de ensino médio integrado apresentada por Marise Ramos, onde nos é apontado um caminho possível para o desenho da matriz de um currículo integrado. Um primeiro resultado que destacamos é a falta de integração na matriz curricular da física com outras disciplinas do ciclo comum ou mesmo do ciclo profissional. Para, além disso, constatamos que não há uma visão clara sobre o papel das disciplinas do núcleo comum (aqui destacamos a física, foco deste trabalho) no ensino médio integrado, indicando a necessidade de pesquisas que dêem conta de uma discussão consistente sobre o tema. Por fim, apontamos caminhos de modo a direcionar a construção de uma matriz curricular que traga uma concepção sobre ensino médio integrado assim como formas de podermos preencher possíveis lacunas desse currículo a partir dos limites institucionais impostos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 14 - Pesquisa e Ensino de Física e Astronomia: desafios na contemporaneidade" "palavra_chave" => "ENSINO DE FÍSICA, EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA INTEGRADA, CURRÍCULO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV107_MD1_SA24_ID1005_30042018220544.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:27" "updated_at" => "2020-06-09 19:22:29" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANILO ALMEIDA SOUZA" "autor_nome_curto" => "DANILO" "autor_email" => "danilofisico@gmail.com" "autor_ies" => "IFBA/ UFBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais III CONAPESC" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2018" "edicao_logo" => "5e49fcf7a5075_16022020233951.jpg" "edicao_capa" => "5e49fcf7a4784_16022020233951.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 43248 "edicao_id" => 91 "trabalho_id" => 115 "inscrito_id" => 1005 "titulo" => "O ENSINO DE FÍSICA NA EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA INTEGRADA DE NÍVEL MÉDIO: REFLEXÕES A PARTIR DO PLANO DE CURSO DE UMA INSTITUIÇÃO DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA" "resumo" => "O presente artigo faz uma análise sobre o ensino da física dentro da educação profissional tecnológica de nível médio a partir do estudo do plano de curso de uma instituição federal de ensino. Como instrumento metodológico optamos pela análise documental, tomando por base o curso técnico de nível médio integrado em segurança do trabalho do Instituto Federal da Bahia campus Ilhéus. Como um dos aportes teóricos utilizamos a concepção de ensino médio integrado apresentada por Marise Ramos, onde nos é apontado um caminho possível para o desenho da matriz de um currículo integrado. Um primeiro resultado que destacamos é a falta de integração na matriz curricular da física com outras disciplinas do ciclo comum ou mesmo do ciclo profissional. Para, além disso, constatamos que não há uma visão clara sobre o papel das disciplinas do núcleo comum (aqui destacamos a física, foco deste trabalho) no ensino médio integrado, indicando a necessidade de pesquisas que dêem conta de uma discussão consistente sobre o tema. Por fim, apontamos caminhos de modo a direcionar a construção de uma matriz curricular que traga uma concepção sobre ensino médio integrado assim como formas de podermos preencher possíveis lacunas desse currículo a partir dos limites institucionais impostos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 14 - Pesquisa e Ensino de Física e Astronomia: desafios na contemporaneidade" "palavra_chave" => "ENSINO DE FÍSICA, EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA INTEGRADA, CURRÍCULO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV107_MD1_SA24_ID1005_30042018220544.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:27" "updated_at" => "2020-06-09 19:22:29" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANILO ALMEIDA SOUZA" "autor_nome_curto" => "DANILO" "autor_email" => "danilofisico@gmail.com" "autor_ies" => "IFBA/ UFBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais III CONAPESC" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2018" "edicao_logo" => "5e49fcf7a5075_16022020233951.jpg" "edicao_capa" => "5e49fcf7a4784_16022020233951.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }