O tradicional método teórico de ensino tem-se mostrado ineficaz no sentido do aprendizado de estruturas em Biologia, tendo em vista a difícil aquisição de conteúdos extensos e um desinteresse por parte dos alunos. No ensino das áreas biológicas é possível observar esse problema com maior frequência pois aborda temas de conteúdo imaginativo extremamente elaborado, complexo e de difícil compreensão. Visando aumentar o rendimento e aprendizado do aluno nas aula de biologia, especificamente biologia celular e molecular, propomos agregar às aulas teóricas a utilização de moledos didático em três dimensões, o qual irá possibilitar uma maior compressão dos conteúdos abordados, onde o aluno terá uma noção visual do tema tratado, além de incentivar a participação dos mesmos na elaboração dos seus próprios modelos.
O uso de modelos didáticos possui um papel significativo para o ensino das ciências em geral, além de ser muito utilizada nas aulas. A modelização no ensino de Biologia se apresenta como uma possibilidade efetiva para o processo de ensino-aprendizagem nesta disciplina. Diante disso, buscamos neste artigo relatar a construção de uma modelo de molécula de DNA, desenvolvida no IFRN Campus Parelhas, pelos monitores do laboratório de biologia, sob a coordenação da professora da disciplina e da técnica de laboratório da área de ciências. Além disso, relatar a importância dos modelos no processo de ensino-aprendizagem no ensino da biologia. Pretendeu-se com este projeto possibilitar aos alunos melhor compreensão do DNA, propiciando uma clara relação entre os aspectos teóricos e a realidade, o que facilita a fixação de importantes conteúdos sobre biologia celular, genética e biologia molecular trabalhados em sala de aula. Como perspectiva, pretende-se aplicar questionários que permitam avaliar o uso desse modelo e o impacto na aprendizagem dos alunos.