INTERDISCIPLINARIDADE: UM NORTE NA ORIENTAÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO E AS CONCEPÇÕES DE ALGUNS PESQUISADORES JUNTO AO DESENVOLVIMENTO PROFIS
"2018-07-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 43197 "edicao_id" => 91 "trabalho_id" => 612 "inscrito_id" => 1655 "titulo" => "INTERDISCIPLINARIDADE: UM NORTE NA ORIENTAÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO E AS CONCEPÇÕES DE ALGUNS PESQUISADORES JUNTO AO DESENVOLVIMENTO PROFIS" "resumo" => """ Resumo\r\n O presente artigo apresenta um estudo teórico, com base numa pesquisa bibliográfica, que teve por objetivo investigar a participação da interdisciplinaridade no processo ensino-aprendizagem de Química no Ensino Médio e a importância de sua inserção na construção do conhecimento em sala de aula. Desde muito, encontramos referência à Interdisciplinaridade nas políticas públicas da Educação Brasileira. Para essa finalidade, a pesquisa valeu-se da contribuição de estudiosos que tratam acerca da Interdisciplinaridade e da Formação Docente no âmbito da Educação, ampliando, assim, a interação entre professores e alunos sem perder a especificidade da temática em estudo. A Interdisciplinaridade, de um modo geral, ainda se constitui em um conceito polivalente quanto ao campo de sua emergência de sentido e às aplicações práticas de suas apostas. A Interdisciplinaridade, como o próprio conceito recomenda, não anula as disciplinas, mas pede que as mesmas dialoguem entre si numa perspectiva educacional em busca de inovação. Essa pesquisa marcou fortemente a intenção que tivemos, que, desde então, põe as questões da Interdisciplinaridade em permanente discussão e revisão, com o propósito de construir-lhe um conceito e, principalmente, pensá-la como atitude pedagógica, comprometida em superar a fragmentação do conhecimento escolar. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 15 - Novas abordagens na pesquisa e no Ensino de química" "palavra_chave" => "INTERDISCIPLINARIDADE, ENSINO-APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV107_MD1_SA25_ID1655_04062018130725.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:27" "updated_at" => "2020-06-09 19:22:29" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLOS ALBERTO DE CARVALHO ANDRADE" "autor_nome_curto" => "CARLOS ALBERTO DE CARVALHO AND" "autor_email" => "andradecolele@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais III CONAPESC" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2018" "edicao_logo" => "5e49fcf7a5075_16022020233951.jpg" "edicao_capa" => "5e49fcf7a4784_16022020233951.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 43197 "edicao_id" => 91 "trabalho_id" => 612 "inscrito_id" => 1655 "titulo" => "INTERDISCIPLINARIDADE: UM NORTE NA ORIENTAÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO E AS CONCEPÇÕES DE ALGUNS PESQUISADORES JUNTO AO DESENVOLVIMENTO PROFIS" "resumo" => """ Resumo\r\n O presente artigo apresenta um estudo teórico, com base numa pesquisa bibliográfica, que teve por objetivo investigar a participação da interdisciplinaridade no processo ensino-aprendizagem de Química no Ensino Médio e a importância de sua inserção na construção do conhecimento em sala de aula. Desde muito, encontramos referência à Interdisciplinaridade nas políticas públicas da Educação Brasileira. Para essa finalidade, a pesquisa valeu-se da contribuição de estudiosos que tratam acerca da Interdisciplinaridade e da Formação Docente no âmbito da Educação, ampliando, assim, a interação entre professores e alunos sem perder a especificidade da temática em estudo. A Interdisciplinaridade, de um modo geral, ainda se constitui em um conceito polivalente quanto ao campo de sua emergência de sentido e às aplicações práticas de suas apostas. A Interdisciplinaridade, como o próprio conceito recomenda, não anula as disciplinas, mas pede que as mesmas dialoguem entre si numa perspectiva educacional em busca de inovação. Essa pesquisa marcou fortemente a intenção que tivemos, que, desde então, põe as questões da Interdisciplinaridade em permanente discussão e revisão, com o propósito de construir-lhe um conceito e, principalmente, pensá-la como atitude pedagógica, comprometida em superar a fragmentação do conhecimento escolar. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 15 - Novas abordagens na pesquisa e no Ensino de química" "palavra_chave" => "INTERDISCIPLINARIDADE, ENSINO-APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV107_MD1_SA25_ID1655_04062018130725.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:27" "updated_at" => "2020-06-09 19:22:29" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLOS ALBERTO DE CARVALHO ANDRADE" "autor_nome_curto" => "CARLOS ALBERTO DE CARVALHO AND" "autor_email" => "andradecolele@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais III CONAPESC" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2018" "edicao_logo" => "5e49fcf7a5075_16022020233951.jpg" "edicao_capa" => "5e49fcf7a4784_16022020233951.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }