Pesquisadores da área de Educação Matemática têm refletido intensamente sobre a abordagem dos conteúdos matemáticos em sala de aula, em especial, muitos têm discutido sobre o ensino de geometria na educação básica. E na busca de contribuirmos significativamente com o debate desse tema, objetivamos nesse trabalho, refletir sobre o ensino de geometria discorrendo sobre a importância, tanto da presença desse conteúdo em sala de aula, como da escolha diligente do método utilizado para seu ensino. Na perspectiva de evidenciar o uso de materiais didáticos como auxiliar do processo de ensino, discorremos, especialmente, sobre a abordagem de conceitos geométricos básicos a partir da construção e manipulação das peças do quebra-cabeça Tangram nos âmbitos do Laboratório de ensino de matemática. As discussões que nos levaram a escrever tal proposta se encontram nas aulas da disciplina de Laboratório de Matemática na Formação de Professores no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB, durante o semestre 2016.2. Tais discussões, embasadas nas ideias de autores como Lorenzato (1995), Lorenzato (2006), Lins (2005) e outros, acrescidas das observações que fazemos diariamente enquanto professores de matemática fazem-nos perceber que o processo de ensino aprendizagem de geometria quando auxiliado por materiais manipuláveis e jogos matemáticos possibilitam expressivo ganho de significados, tendo em vista que tais materiais e jogos podem auxiliar na representação dos conceitos geométricos compreendidos e na construção de conhecimentos pelos próprios alunos.