O consumo em grande escala de cosméticos no Brasil é preocupante, pois a maioria das pessoas que têm contato com esses produtos desconhece a sua composição, consequentemente, os danos que estes podem causar à saúde humana e ao meio ambiente. Jovens e adultos utilizam diariamente algum tipo de cosméticos, sendo também, o alvo principal dos possíveis riscos que a toxicidade desses materiais pode oferecer, considerando que a maioria dos cosméticos comercializados no Brasil possui em suas formulações, metais pesados e outros elementos que são considerados tóxicos para o organismo humano e o meio ambiente. Dessa forma, é essencial que essa temática seja abordada em sala de aula para que os discentes construam um pensamento crítico acerca dos produtos que utilizam, bem como realizem o descarte adequado desses itens e suas embalagens. Diante desta problemática, este trabalho objetiva relatar um conjunto de aulas ministradas para alunos do 3º ano do Ensino Médio, as quais abordaram a Química dos metais pesados utilizando como tema gerador os cosméticos, salientando os perigos da utilização e descarte inadequado desses produtos. Os resultados da aplicação da temática foram satisfatórios e motivadores, os alunos demonstraram grande interesse no conteúdo explorado em sala de aula e apresentaram uma aprendizagem significativa através da contextualização realizada pelo docente.