Artigo Anais III CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DE UM DESTILADOR SIMPLES PARA A COMPREENSÃO DOS FENÔMENOS OCORRIDOS COMO FERRAMENTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NO ENSINO DE QUÍMICA

Palavra-chaves: DESTILAÇÃO, RECURSOS DE ENSINO, APRENDIZAGEM, PLANEJAMENTO Pôster (PO) AT 15 - Novas abordagens na pesquisa e no Ensino de química
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Publicado em 17 de julho de 2018

Resumo

Sabe-se que existem dois tipos de destilação: destilação simples e a destilação fracionada. No presente artigo abordamos a construção de destilador simples, onde sabe-se que é basicamente um processo utilizado para separar os componentes de uma mistura homogênea, formado por um componente sólido dissolvido em liquido. A carência de métodos de ensino que ofereçam estrutura de aprendizagem clara e objetiva que, ao mesmo tempo desperte o interesse dos alunos, é uma questão a ser estudada, já que, os materiais didáticos e as metodologias educacionais oferecidos nas redes de ensino, principalmente pública, apresentam uma grande deficiência na forma como o conteúdo é repassado, já que além de se tratar de uma matéria complexa, não se tem atalhos que possam ajudar o estudante a dominar a matéria do dia para a noite, no entanto procuramos apresentar recursos alternativos e de fácil aquisição que possam facilitar e dinamizar as aulas de química. Este trabalho tem como objetivo facilitar e desenvolver a interação do educando, tanto individual como coletivamente, através de metodologias consideradas diferenciadas, onde poderão dispor de material por apresentação, realizado com o uso de novos recursos, onde o aluno não será apenas receptor, mas também irá integrar seu conhecimento, de forma que o resultado de ensino contemple no mínimo os principais conceitos sugeridos do conteúdo de química para os últimos anos do ensino fundamental, trabalhando as normas sugeridas segundo os PCN’s, sobre a importância das aulas experimentais para facilitar a visualização e compreensão dos fenômenos. A questão central abordada neste artigo é justamente mostrar alternativas viáveis de recursos de ensino que busquem contribuir tanto no planejamento como na relação educando e conteúdo, com o uso de instrumentos usados no cotidiano para a construção de uma estrutura onde irá se desenvolver o processo com base nos conteúdos repassados em aulas teóricas, o educando terá mais facilidade em associar as características de cada componente apresentado, com um material que irá facilitar seu processo de ensino, já que além de poder participar e de certa forma contribuir com a aula eles também poderão manusear os instrumentos usados, pois será imposto não como conteúdo dado em aulas “normais”, mas como instrumento de referência claro e objetivo de cada processo da destilação simples.

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