A Educação Ambiental precisa ter uma abordagem transdisciplinar, unificando dos conhecimentos
envolvendo a temática ambiental no currículo escolar O objetivo desta pesquisa foi de analisar os
conhecimentos e ações dos alunos do ensino médio sobre os resíduos sólidos, refletindo sobre a importância
do ensino ambiental transdisciplinar. A pesquisa foi desenvolvida com 90 alunos do ensino médio regular no
município de Ouro Branco, Rio Grande do Norte. A coleta de dados foi por meio da aplicação de um
questionário com 09 afirmativas segundo a escala de Likert, e 08 questões subjetivas. A análise das respostas
foram de forma quali e quantitativa. Os resultados reportaram que 45,2% dos alunos não tem certeza se
assuntos relacionados a Educação Ambiental devem ser abordados com mais ênfase em biologia do que em
outras disciplinas. 38,7% relataram que os professores falam sobre Educação Ambiental nas suas aulas e,
40,3%, relataram saber o que é coleta seletiva, embora, 30,6% relataram que na sua residência não realizam
essa prática, 51,6%, foram conscientes em relação ao ambiente. Os alunos afirmam não haver a inserção da
Educação Ambiental nas aulas, a coleta seletiva não faz parte do cotidiano dos alunos, e a
transdisciplinaridade não está presente no contexto escolar. A Educação Ambiental deve estar inserida no
ambiente escolar integrando as diversas áreas do conhecimento para o desenvolvimento de pensamento
sustentável dos alunos.