CONHECIMENTO E AÇÕES SOCIOAMBIENTAIS DOS ALUNOS DEESCOLA PÚBLICA DO RIO GRANDE DO NORTE: A IMPORTÂNCIA DOENSINO TRANSDISCIPLINAR
"2018-07-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 43018 "edicao_id" => 91 "trabalho_id" => 410 "inscrito_id" => 976 "titulo" => "CONHECIMENTO E AÇÕES SOCIOAMBIENTAIS DOS ALUNOS DEESCOLA PÚBLICA DO RIO GRANDE DO NORTE: A IMPORTÂNCIA DOENSINO TRANSDISCIPLINAR" "resumo" => """ A Educação Ambiental precisa ter uma abordagem transdisciplinar, unificando dos conhecimentos\r\n envolvendo a temática ambiental no currículo escolar O objetivo desta pesquisa foi de analisar os\r\n conhecimentos e ações dos alunos do ensino médio sobre os resíduos sólidos, refletindo sobre a importância\r\n do ensino ambiental transdisciplinar. A pesquisa foi desenvolvida com 90 alunos do ensino médio regular no\r\n município de Ouro Branco, Rio Grande do Norte. A coleta de dados foi por meio da aplicação de um\r\n questionário com 09 afirmativas segundo a escala de Likert, e 08 questões subjetivas. A análise das respostas\r\n foram de forma quali e quantitativa. Os resultados reportaram que 45,2% dos alunos não tem certeza se\r\n assuntos relacionados a Educação Ambiental devem ser abordados com mais ênfase em biologia do que em\r\n outras disciplinas. 38,7% relataram que os professores falam sobre Educação Ambiental nas suas aulas e,\r\n 40,3%, relataram saber o que é coleta seletiva, embora, 30,6% relataram que na sua residência não realizam\r\n essa prática, 51,6%, foram conscientes em relação ao ambiente. Os alunos afirmam não haver a inserção da\r\n Educação Ambiental nas aulas, a coleta seletiva não faz parte do cotidiano dos alunos, e a\r\n transdisciplinaridade não está presente no contexto escolar. A Educação Ambiental deve estar inserida no\r\n ambiente escolar integrando as diversas áreas do conhecimento para o desenvolvimento de pensamento\r\n sustentável dos alunos. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 10 - Ciências Biológicas e Biomedicina: novas abordagens na pesquisa e no ensino" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, TRANSDISCIPLINARIDADE, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV107_MD1_SA20_ID976_28052018162203.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:27" "updated_at" => "2020-06-09 19:22:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PEDRO SILVA DOS SANTOS " "autor_nome_curto" => "PEDRO SILVA" "autor_email" => "pedrosantosjs88@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais III CONAPESC" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2018" "edicao_logo" => "5e49fcf7a5075_16022020233951.jpg" "edicao_capa" => "5e49fcf7a4784_16022020233951.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 43018 "edicao_id" => 91 "trabalho_id" => 410 "inscrito_id" => 976 "titulo" => "CONHECIMENTO E AÇÕES SOCIOAMBIENTAIS DOS ALUNOS DEESCOLA PÚBLICA DO RIO GRANDE DO NORTE: A IMPORTÂNCIA DOENSINO TRANSDISCIPLINAR" "resumo" => """ A Educação Ambiental precisa ter uma abordagem transdisciplinar, unificando dos conhecimentos\r\n envolvendo a temática ambiental no currículo escolar O objetivo desta pesquisa foi de analisar os\r\n conhecimentos e ações dos alunos do ensino médio sobre os resíduos sólidos, refletindo sobre a importância\r\n do ensino ambiental transdisciplinar. A pesquisa foi desenvolvida com 90 alunos do ensino médio regular no\r\n município de Ouro Branco, Rio Grande do Norte. A coleta de dados foi por meio da aplicação de um\r\n questionário com 09 afirmativas segundo a escala de Likert, e 08 questões subjetivas. A análise das respostas\r\n foram de forma quali e quantitativa. Os resultados reportaram que 45,2% dos alunos não tem certeza se\r\n assuntos relacionados a Educação Ambiental devem ser abordados com mais ênfase em biologia do que em\r\n outras disciplinas. 38,7% relataram que os professores falam sobre Educação Ambiental nas suas aulas e,\r\n 40,3%, relataram saber o que é coleta seletiva, embora, 30,6% relataram que na sua residência não realizam\r\n essa prática, 51,6%, foram conscientes em relação ao ambiente. Os alunos afirmam não haver a inserção da\r\n Educação Ambiental nas aulas, a coleta seletiva não faz parte do cotidiano dos alunos, e a\r\n transdisciplinaridade não está presente no contexto escolar. A Educação Ambiental deve estar inserida no\r\n ambiente escolar integrando as diversas áreas do conhecimento para o desenvolvimento de pensamento\r\n sustentável dos alunos. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 10 - Ciências Biológicas e Biomedicina: novas abordagens na pesquisa e no ensino" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, TRANSDISCIPLINARIDADE, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV107_MD1_SA20_ID976_28052018162203.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:27" "updated_at" => "2020-06-09 19:22:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PEDRO SILVA DOS SANTOS " "autor_nome_curto" => "PEDRO SILVA" "autor_email" => "pedrosantosjs88@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais III CONAPESC" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2018" "edicao_logo" => "5e49fcf7a5075_16022020233951.jpg" "edicao_capa" => "5e49fcf7a4784_16022020233951.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }