Artigo Anais III CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

AS POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: A FORMAÇÃO DOCENTE EM QUESTÃO

Palavra-chaves: ENSINO;, EDUCAÇÃO INCLUSIVA;, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA;, FORMAÇÃO DE PROFESSORES;, FORMAÇÃO DE PROFESSORES; Comunicação Oral (CO) AT 01 - Pesquisa e Ensino da Matemática
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Publicado em 17 de julho de 2018

Resumo

O presente artigo buscou lançar um olhar para a Educação Matemática Inclusiva no contexto das políticas públicas de Educação. O objetivo deste artigo e propor uma reflexão cerca da política de inclusão na formação de professores e no contexto do ensino de Matemática. Metodologicamente, recorreu-se a abordagem qualitativa de natureza exploratória e bibliográfica com técnica de análise documental, para a coleta e levantamento de dados bem como para compreensão dos dados. Para que pudéssemos ter bases teóricas consistentes para este trabalho recorremos aos conceitos preestabelecidos sobre educação cientifica, assim como autores: Baumel e Castro (2003), Botelho (2007), Corrêa (2003), Cachapuz (2005), Oliveira (2009), Rocha e Fachín-Terán (2010), Demo (2010), Chassot (2011), Fachín-Terán (2011), Santana et al. (2011) e documentos oficiais. Em termos de resultados da investigação, foi possível evidenciar que a formação docente para Educação Especial Inclusiva apresenta desafios, principalmente no que se refere ao ensino de Matemática, desse modo é preciso que todos que estão envolvidos no ambiente educacional e em outros setores da sociedade compreendam a proposta da educação inclusiva. Assim, espera-se que tais resultados possam propiciar reflexões acerca das Políticas Públicas e do processo de formação docente para Educação Inclusiva bem como no contexto da Educação Matemática.

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