As aulas alternativas e práticas são eficazes para auxiliar docentes e discentes nos processos
de ensino-aprendizagem e bons exemplos na construção do conhecimento servindo como
complemento para as aulas tradicionais que na maioria das vezes se tornam cansativas devido à falta
de investimento e inovação. O sistema respiratório é de grande importância para vida dos seres
humanos pois é responsável, pela absorção do oxigênio através das vias respiratórias e pulmões.
Observando as dificuldades enfrentadas pelos professores em sala de aula em virtude de poucos
recursos dentro da escola, este trabalho teve o objetivo de implementar uma metodologia alternativa
para melhor a aquisição de conhecimentos sobre biofísica do sistema respiratório. A pesquisa foi
realizada com uma turma do 3º ano do Ensino Médio da Escola Aluísio Germano na cidade de Carpina
– PE. Foram aplicados dois questionários iguais, um após a aula tradicional e outro após a aula
alternativa com a aplicação do jogo Quiz, e os resultados indicaram que houve um aumento
considerável nos acertos das questões no segundo questionário em comparação com o primeiro. Além
disso, foi observado que, durante a aula que utilizou o jogo, os alunos mostraram mais interesse em
conhecer e aprender sobre o tema, tendo um aumento de interação e totalizando 85% o nível de
interação nas atividades propostas, o que corrobora om outros autores na literatura. Desta forma, foi
perceptível que a utilização de recursos lúdico associados às práticas podem ser grandes aliados no
processo de ensino-aprendizagem.