A aula de campo é considerada um recurso metodológico importante ao desenvolvimento intelectual dos alunos enriquecendo o seu aprendizado e trazendo a atenção dos estudantes através de suas observações e levantamentos de dados, incentivando a participação nas discussões levantadas por parte do conteúdo que está sendo ministrado em sala de aula. O objetivo dessa pesquisa foi estudar a importância da aula de campo no processo ensino-aprendizagem nas turmas de sextos anos do ensino fundamental II de uma escola municipal localizada em Remígio-PB. A aula de campo ocorreu no dia 16 de junho de 2016 com o intuito de ampliar o ensino de ciências e geografia com a participação de 60 alunos (as) do turno manhã. Na visita ao assentamento Oziel Pereira, os estudantes puderam observar e argumentar sobre várias exposições em que retratavam características geográficas, sociais e econômicas do lugar, além de observar formas de sustentabilidade. Observou-se que os espaços fora da sala de aula despertam a mente e a capacidade de aprender dos alunos, pois se caracterizam como espaços estimulantes que, se bem aproveitados, se classificam como um relevante cenário para a aprendizagem. Pôde-se concluir que quando relaciona-se os conteúdos vistos em sala de aula com a situação vivenciada na aula de campo, tem-se uma tendência em desenvolver no aluno uma sensibilização maior, além de proporcionar o enriquecimento da personalidade do aluno e a descoberta de novos conhecimentos de conteúdos relacionados à visita.