As aulas práticas e experimentais nos cursos de Ciências Biológicas a Distância assumem relevância fundamental para o aprimoramento dos processos de ensino e de aprendizagem, especialmente levando-se em consideração o fato de que alguns conteúdos típicos da área específica demandam esse momento. Entretanto, mesmo sabendo que os resultados de uma aula experimental sejam significantes, ainda existem dificuldades referentes à implementação e realização desse momento. Nesse sentido, este trabalho teve como objetivo investigar as percepções sobre a importância das aulas práticas experimentais para os discentes da modalidade EaD desse curso. Para tanto, metodologicamente, seguimos uma abordagem qualitativa com a aplicação de um questionário estruturado aos alunos do curso de Ciências Biológicas da modalidade a distância da Universidade Federal da Paraíba. Constatou-se, então, que os discentes consideram importantes as aulas práticas experimentais, pois caracterizaram esse momento como único para consolidação do conteúdo teórico e para vivência nas relações professor-aluno e aluno-aluno, além de valorizar a compreensão das ciências e como produção humana.