O movimento “Ocupa IF Cabedelo” teve como ação principal a paralisação das atividades rotineiras, em face ao contexto político brasileiro. Nesse sentido, o objetivo da pesquisa foi compreender como se desenvolveu o movimento de Ocupação (2016), no IFPB Cabedelo, um novo dado que se mostrou durante a realização da pesquisa foi a presença da figura da mulher dentro do movimento. Segundo os relatos, a presença das mulheres demonstrava seu espaço conquistado desde a organização do grupo de teatro em que a maioria é formada por mulheres, como também dentro da ocupação, em que a representatividade das mulheres desempenhou um papel de destaque dentro do movimento. A partir do sentido de apropriação do espaço escolar por parte dos jovens e como objetivos específicos iremos caracterizar a estrutura organizacional do movimento de ocupação no IFPB Cabedelo; e identificar como os jovens percebem o espaço escolar após o processo de ocupação da escola. O percurso metodológico foi a realização do grupo focal, com os alunos que fizeram parte da ocupação, para entender como desenvolveu o momento posterior a ocupação. Nesse sentido, com os resultados, fica perceptível a maior participação de alunos mais jovens no processo de ocupação da escola, concentrados no primeiro ano, e que a partir dos relatos demonstram uma mudança na relação desses jovens com a escola, ou seja, uma maior apropriação pelo espaço escolar.