RESUMOEste trabalho tem como objetivo abordar o teatro infantil como uma ferramenta que promove o hábito da leitura, visto que ela é algo relevante comparado as outras artes, sendo um suporte que promove a desinibição corporal, bem como a fruição do pensamento, além de promover uma interação entre os indivíduos e a sociedade. Partimos da compreensão de que trabalhar a leitura no âmbito escolar é uma atividade que deve ser inserida desde as séries iniciais, de forma lúdica e prazerosa, com o objetivo de despertar o senso crítico e cognitivo através da socialização. O teatro é uma expressão de arte que trabalha os diversos sentidos do corpo, onde os sujeitos desenvolvem desde cedo o seu senso cognitivo-interativo. Para tanto fez-se necessário uma pesquisa participante, em uma escola de Ensino Fundamental I para fazer uma análise das diversas formas de expressão literária, focalizando o teatro. Levando-se em consideração os benefícios de se trabalhar com o teatro em sala de aula, lançamos uma proposta de se trabalhar com a obra “O Capitão Livrão”, uma peça teatral que incentiva o hábito da leitura. Fizemos uma abordagem teórico-metodológica de uma amostra literária de intercâmbio entre escolas promoventes do ensino de literatura desde as séries iniciais, através da arte do teatro. A conclusão introdutória nos revela pistas significativas de que através da arte pode-se desenvolver habilidades que transmitem um bem estar físico e psicológico.