Este trabalho é resultado da experiência adquirida durante o Estágio Supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental I, realizado no Curso de Graduação em Pedagogia no Centro de Formação de Professores na Universidade Federal de Campina Grande – CFP/UFCG. O mesmo teve como objeto de estudo abordar a importância do estágio supervisionado na formação docente. Alargando o conceito de fontes, a pesquisa encontra apoio metodológico na Nova História Cultural. Assim, utilizou-se como instrumentos de coleta de dados o Portfólio e do Diário de Campo. Verifica-se, o estágio como instrumento capaz de consolidar a identidade docente, bem como, de ter um contato maior com os educandos da Educação Básica, no qual evidencia-se que estes são sujeitos pensantes e atuantes na realidade na qual estão inseridos. Portanto, a experiência proporcionada pelo estágio amplia o significado da constituição de um profissional da área da educação, uma vez que complementa a formação acadêmica e confere subsídios para uma educação efetivamente democrática e transformadora. Diante de todo o contexto que permeia a nossa atuação profissional, esta vivência na escola mostra a importância da formação continuada e do constante aprimoramento dos conhecimentos da área.