Artigo Anais V ENLAÇANDO

ANAIS de Evento

ISSN: 2238-9008

ENTRELAÇÃNDO GÊNERO, RAÇA E SEXUALIDADE NA LITERATURA AFROFEMININA: UMA ANÁLISE DO CONTO LUAMANDA, DE CONCEIÇÃO EVARISTO

Palavra-chaves: LITERATURA AFROBRASILEIRA, SEXUALIDADE DA MULHER NEGRA, RAÇA E GÊNERO NA LITERATURA Comunicação Oral (CO) ET15: ENTRE LETRAS, ROUPAS E IMAGENS: A (RE)PRODUÇÃO DA SEXUALIDADE EM CONTEXTOS ARTÍSTICOS
"2017-11-26 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 40567
    "edicao_id" => 69
    "trabalho_id" => 735
    "inscrito_id" => 1401
    "titulo" => "ENTRELAÇÃNDO GÊNERO, RAÇA E SEXUALIDADE NA LITERATURA AFROFEMININA: UMA ANÁLISE DO CONTO LUAMANDA, DE CONCEIÇÃO EVARISTO"
    "resumo" => "A comunicação destaca na produção de Conceição Evaristo como se dá o entrelaçamento de gênero,raça e sexualidade na escrita literária afro-brasileira, a partir da análise do conto “Luamanda”, presente no livro de contos Olhos d’água (2014). Cientes do lugar de marginalização imposto às mulheres negras no contexto social brasileiro, autoras negras apoderam-se da escrita como espaço de enfrentamento e disputa, produzindo uma literatura que reflete sobre as experiências desses sujeitos, as condições históricas responsáveis pela coisificação dos seus corpos e as estratégias diárias de resistências acessadas por elas. Nessa escrita,  sua voz, inaudível para muitos, continua a ecoar (desde os porões dos navios às cozinhas contemporâneas) como arma de luta contra os silenciamentos impostos ao povo negro. Assim, a literatura exerce um papel fundamental de combate ao pensamento hegemônico. Portanto, investigar esses textos revela-se fundamental para entender como se estruturam as dinâmicas sociais em uma sociedade racista, sexista e marcada por profundas desigualdades sociais. No que concerne a produção literária de Conceição Evaristo, a escrita é interpelada pela experiência de vida da autora, que recorre ao neologismo escrevivência para explicitar a indissociabilidade da sua existência enquanto mulher negra, pobre, nascida na periferia de Belo Horizonte, de sua escrita literária. Adotar tal perspectiva é rasurar o continuum da tradição que projetou a figura da mulher negra como o não-sujeito, o corpo desprovido de intelecto e que, ao ser representada na literatura nacional, figurava como objeto destituído de humanidade, um animal movido apenas pelo instinto. O texto engendrado por Evaristo possui uma dimensão que perfaz a interconexão entre raça, gênero, classe social e sexualidade. Nos seus escritos, surgem mulheres distintas (diferentes recortes de geração, classe social, vivências, experiências, sexualidades, religiões...) que resistem e registram o apagamento histórico da população negra e que contra todas as expectativas sobrevivem. O conto em análise, “Luamanda”, revela o trabalho de ressignificação das representações construídas sobre as mulheres negras na literatura – tradicionalmente, representações hipersexualizadas, objetos de consumo para o homem branco e destituídas de controle sobre o seu corpo e sua voz. A narrativa percorre, em tons de memória, os diferentes enlaces amorosos da personagem vividos em suas quase cinco décadas de existência, destacando a sua conexão com a lua em momentos de gozo-prazer.  Luamanda revela-se uma mulher autoconsciente do seu corpo e das belezas que ele podia proporciona. Assim, por meio de uma escrita literária combativa e consciente das construções presentes no imaginário, a autora discute a intersecção entre gênero, raça e sexualidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET15: ENTRE LETRAS, ROUPAS E IMAGENS: A (RE)PRODUÇÃO DA SEXUALIDADE EM CONTEXTOS ARTÍSTICOS"
    "palavra_chave" => "LITERATURA AFROBRASILEIRA, SEXUALIDADE DA MULHER NEGRA, RAÇA E GÊNERO NA LITERATURA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV072_MD1_SA15_ID1401_13082017224626.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:25"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:26:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TAILANE DE JESUS SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "TAILANE SOUSA"
    "autor_email" => "tailane.sousa@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enlacando"
    "edicao_nome" => "Anais V ENLAÇANDO"
    "edicao_evento" => "V Seminário Internacional Enlaçando Sexualidades"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/enlacando/2017"
    "edicao_logo" => "5e49f8c45c546_16022020232156.png"
    "edicao_capa" => "5f18544d78b48_22072020115925.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-11-26 23:00:00"
    "publicacao_id" => 43
    "publicacao_nome" => "Revista ENLAÇANDO"
    "publicacao_codigo" => "2238-9008"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 40567
    "edicao_id" => 69
    "trabalho_id" => 735
    "inscrito_id" => 1401
    "titulo" => "ENTRELAÇÃNDO GÊNERO, RAÇA E SEXUALIDADE NA LITERATURA AFROFEMININA: UMA ANÁLISE DO CONTO LUAMANDA, DE CONCEIÇÃO EVARISTO"
    "resumo" => "A comunicação destaca na produção de Conceição Evaristo como se dá o entrelaçamento de gênero,raça e sexualidade na escrita literária afro-brasileira, a partir da análise do conto “Luamanda”, presente no livro de contos Olhos d’água (2014). Cientes do lugar de marginalização imposto às mulheres negras no contexto social brasileiro, autoras negras apoderam-se da escrita como espaço de enfrentamento e disputa, produzindo uma literatura que reflete sobre as experiências desses sujeitos, as condições históricas responsáveis pela coisificação dos seus corpos e as estratégias diárias de resistências acessadas por elas. Nessa escrita,  sua voz, inaudível para muitos, continua a ecoar (desde os porões dos navios às cozinhas contemporâneas) como arma de luta contra os silenciamentos impostos ao povo negro. Assim, a literatura exerce um papel fundamental de combate ao pensamento hegemônico. Portanto, investigar esses textos revela-se fundamental para entender como se estruturam as dinâmicas sociais em uma sociedade racista, sexista e marcada por profundas desigualdades sociais. No que concerne a produção literária de Conceição Evaristo, a escrita é interpelada pela experiência de vida da autora, que recorre ao neologismo escrevivência para explicitar a indissociabilidade da sua existência enquanto mulher negra, pobre, nascida na periferia de Belo Horizonte, de sua escrita literária. Adotar tal perspectiva é rasurar o continuum da tradição que projetou a figura da mulher negra como o não-sujeito, o corpo desprovido de intelecto e que, ao ser representada na literatura nacional, figurava como objeto destituído de humanidade, um animal movido apenas pelo instinto. O texto engendrado por Evaristo possui uma dimensão que perfaz a interconexão entre raça, gênero, classe social e sexualidade. Nos seus escritos, surgem mulheres distintas (diferentes recortes de geração, classe social, vivências, experiências, sexualidades, religiões...) que resistem e registram o apagamento histórico da população negra e que contra todas as expectativas sobrevivem. O conto em análise, “Luamanda”, revela o trabalho de ressignificação das representações construídas sobre as mulheres negras na literatura – tradicionalmente, representações hipersexualizadas, objetos de consumo para o homem branco e destituídas de controle sobre o seu corpo e sua voz. A narrativa percorre, em tons de memória, os diferentes enlaces amorosos da personagem vividos em suas quase cinco décadas de existência, destacando a sua conexão com a lua em momentos de gozo-prazer.  Luamanda revela-se uma mulher autoconsciente do seu corpo e das belezas que ele podia proporciona. Assim, por meio de uma escrita literária combativa e consciente das construções presentes no imaginário, a autora discute a intersecção entre gênero, raça e sexualidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET15: ENTRE LETRAS, ROUPAS E IMAGENS: A (RE)PRODUÇÃO DA SEXUALIDADE EM CONTEXTOS ARTÍSTICOS"
    "palavra_chave" => "LITERATURA AFROBRASILEIRA, SEXUALIDADE DA MULHER NEGRA, RAÇA E GÊNERO NA LITERATURA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV072_MD1_SA15_ID1401_13082017224626.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:25"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:26:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TAILANE DE JESUS SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "TAILANE SOUSA"
    "autor_email" => "tailane.sousa@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enlacando"
    "edicao_nome" => "Anais V ENLAÇANDO"
    "edicao_evento" => "V Seminário Internacional Enlaçando Sexualidades"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/enlacando/2017"
    "edicao_logo" => "5e49f8c45c546_16022020232156.png"
    "edicao_capa" => "5f18544d78b48_22072020115925.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-11-26 23:00:00"
    "publicacao_id" => 43
    "publicacao_nome" => "Revista ENLAÇANDO"
    "publicacao_codigo" => "2238-9008"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 26 de novembro de 2017

Resumo

A comunicação destaca na produção de Conceição Evaristo como se dá o entrelaçamento de gênero,raça e sexualidade na escrita literária afro-brasileira, a partir da análise do conto “Luamanda”, presente no livro de contos Olhos d’água (2014). Cientes do lugar de marginalização imposto às mulheres negras no contexto social brasileiro, autoras negras apoderam-se da escrita como espaço de enfrentamento e disputa, produzindo uma literatura que reflete sobre as experiências desses sujeitos, as condições históricas responsáveis pela coisificação dos seus corpos e as estratégias diárias de resistências acessadas por elas. Nessa escrita, sua voz, inaudível para muitos, continua a ecoar (desde os porões dos navios às cozinhas contemporâneas) como arma de luta contra os silenciamentos impostos ao povo negro. Assim, a literatura exerce um papel fundamental de combate ao pensamento hegemônico. Portanto, investigar esses textos revela-se fundamental para entender como se estruturam as dinâmicas sociais em uma sociedade racista, sexista e marcada por profundas desigualdades sociais. No que concerne a produção literária de Conceição Evaristo, a escrita é interpelada pela experiência de vida da autora, que recorre ao neologismo escrevivência para explicitar a indissociabilidade da sua existência enquanto mulher negra, pobre, nascida na periferia de Belo Horizonte, de sua escrita literária. Adotar tal perspectiva é rasurar o continuum da tradição que projetou a figura da mulher negra como o não-sujeito, o corpo desprovido de intelecto e que, ao ser representada na literatura nacional, figurava como objeto destituído de humanidade, um animal movido apenas pelo instinto. O texto engendrado por Evaristo possui uma dimensão que perfaz a interconexão entre raça, gênero, classe social e sexualidade. Nos seus escritos, surgem mulheres distintas (diferentes recortes de geração, classe social, vivências, experiências, sexualidades, religiões...) que resistem e registram o apagamento histórico da população negra e que contra todas as expectativas sobrevivem. O conto em análise, “Luamanda”, revela o trabalho de ressignificação das representações construídas sobre as mulheres negras na literatura – tradicionalmente, representações hipersexualizadas, objetos de consumo para o homem branco e destituídas de controle sobre o seu corpo e sua voz. A narrativa percorre, em tons de memória, os diferentes enlaces amorosos da personagem vividos em suas quase cinco décadas de existência, destacando a sua conexão com a lua em momentos de gozo-prazer. Luamanda revela-se uma mulher autoconsciente do seu corpo e das belezas que ele podia proporciona. Assim, por meio de uma escrita literária combativa e consciente das construções presentes no imaginário, a autora discute a intersecção entre gênero, raça e sexualidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.