DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO NA ESCOLA E A HOMOFOBIA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS DOCENTES.
"2017-11-26 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 30526 "edicao_id" => 69 "trabalho_id" => 39 "inscrito_id" => 217 "titulo" => "DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO NA ESCOLA E A HOMOFOBIA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS DOCENTES." "resumo" => "A escola é um ambiente repleto de mistificações, pluralidades e especificidades. Cada sujeito traz consigo particularidades e singulares múltiplas que tornam presentes e vivas uma constante diversidade. Em se tratando de gênero e sexualidade essa diversidade, quando não entendida e reconhecida como legítima e necessária, se transforma em um desafio para todos os sujeitos que constituem tal instituição. Ausências e/ou carências de debates sobre o assunto, o preconceito sutil e manifesto presente em diversos discursos e ações, a (des)proteção estatal frente à violência homofóbica são alguns fenômenos que financiam e sustentam cada vez mais a presença da homofobia contra a população de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais -LGBT no ambiente escolar. Deste modo, o presente trabalho visa analisar a percepção dos professores do ensino fundamental de uma escola pública estadual localizada na cidade de Aracaju/SE, sobre o combate a homofobia no cotidiano escolar. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica exploratória através da visão de autores como Borrilo (2010), Louro (1997, 2000, 2004), dentre outros. Realizou-se, também, uma pesquisa de campo com aplicação de entrevistas semiestruturadas a dez professores com graduações diversas. Com isso percebeu-se que a homofobia é um fenômeno bastante presente no contexto escolar de forma manifesta ou sutil, apresentando-se em contextos diversos e atinge desde o projeto político pedagógico escolar aos posicionamentos sobre esse assunto sinalizados em salas de aula. Desta forma o combate à homofobia deve ser trabalhado como uma expressão da questão social demandando de todos o a urgência e esforços em combatê-la." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET13: DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO, POLÍTICAS PÚBLICAS, VULNERABILIDADES E VIOLÊNCIAS: CARTOGRAFIAS EPISTEMOLÓGICAS" "palavra_chave" => "ESCOLA, HOMOFOBIA, LGBT" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV072_MD1_SA13_ID217_06062017163648.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:16" "updated_at" => "2020-06-10 12:26:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MOISÉS SANTOS DE MENEZES" "autor_nome_curto" => "MOISÉS MENEZES" "autor_email" => "moisesmenezesmm@yahoo.com" "autor_ies" => "PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enlacando" "edicao_nome" => "Anais V ENLAÇANDO" "edicao_evento" => "V Seminário Internacional Enlaçando Sexualidades" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/enlacando/2017" "edicao_logo" => "5e49f8c45c546_16022020232156.png" "edicao_capa" => "5f18544d78b48_22072020115925.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-26 23:00:00" "publicacao_id" => 43 "publicacao_nome" => "Revista ENLAÇANDO" "publicacao_codigo" => "2238-9008" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 30526 "edicao_id" => 69 "trabalho_id" => 39 "inscrito_id" => 217 "titulo" => "DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO NA ESCOLA E A HOMOFOBIA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS DOCENTES." "resumo" => "A escola é um ambiente repleto de mistificações, pluralidades e especificidades. Cada sujeito traz consigo particularidades e singulares múltiplas que tornam presentes e vivas uma constante diversidade. Em se tratando de gênero e sexualidade essa diversidade, quando não entendida e reconhecida como legítima e necessária, se transforma em um desafio para todos os sujeitos que constituem tal instituição. Ausências e/ou carências de debates sobre o assunto, o preconceito sutil e manifesto presente em diversos discursos e ações, a (des)proteção estatal frente à violência homofóbica são alguns fenômenos que financiam e sustentam cada vez mais a presença da homofobia contra a população de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais -LGBT no ambiente escolar. Deste modo, o presente trabalho visa analisar a percepção dos professores do ensino fundamental de uma escola pública estadual localizada na cidade de Aracaju/SE, sobre o combate a homofobia no cotidiano escolar. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica exploratória através da visão de autores como Borrilo (2010), Louro (1997, 2000, 2004), dentre outros. Realizou-se, também, uma pesquisa de campo com aplicação de entrevistas semiestruturadas a dez professores com graduações diversas. Com isso percebeu-se que a homofobia é um fenômeno bastante presente no contexto escolar de forma manifesta ou sutil, apresentando-se em contextos diversos e atinge desde o projeto político pedagógico escolar aos posicionamentos sobre esse assunto sinalizados em salas de aula. Desta forma o combate à homofobia deve ser trabalhado como uma expressão da questão social demandando de todos o a urgência e esforços em combatê-la." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET13: DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO, POLÍTICAS PÚBLICAS, VULNERABILIDADES E VIOLÊNCIAS: CARTOGRAFIAS EPISTEMOLÓGICAS" "palavra_chave" => "ESCOLA, HOMOFOBIA, LGBT" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV072_MD1_SA13_ID217_06062017163648.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:16" "updated_at" => "2020-06-10 12:26:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MOISÉS SANTOS DE MENEZES" "autor_nome_curto" => "MOISÉS MENEZES" "autor_email" => "moisesmenezesmm@yahoo.com" "autor_ies" => "PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enlacando" "edicao_nome" => "Anais V ENLAÇANDO" "edicao_evento" => "V Seminário Internacional Enlaçando Sexualidades" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/enlacando/2017" "edicao_logo" => "5e49f8c45c546_16022020232156.png" "edicao_capa" => "5f18544d78b48_22072020115925.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-26 23:00:00" "publicacao_id" => 43 "publicacao_nome" => "Revista ENLAÇANDO" "publicacao_codigo" => "2238-9008" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }