O projeto de pesquisa vigente promoveu a reflex?o acerca das quest?es de g?nero, em especial a condi??o feminina no ambiente escolar, atrav?s da (auto) narrativa como dispositivo de forma??o do conhecimento de si, em uma turma de oitavo ano do Ensino Fundamental da escola p?blica do Estado do Rio Grande do Sul, no munic?pio de S?o Gabriel, RS. No estudo em desenvolvimento, aspirou-se uma reflex?o sobre as rela??es de g?nero atrav?s de dispositivos de forma??o (narrativas (auto)biogr?ficas nas trajet?rias discentes no cotidiano escolar. Na investiga??o, procura-se o entendimento de qual maneira as quest?es de g?nero, em especial o papel feminino, s?o sentidas pelos discentes atrav?s do uso de narrativas (auto)biogr?ficas como dispositivos de forma??o e conhecimento de si? Teoricamente, a pesquisa baseia-se no princ?pio de educa??o hist?rica desenvolvida na trilogia de J?rn R?sen. O processo de (auto)biografia e heterografia e estranhamentos est?o inseridos na compreens?o de um processo de conhecimento de si atrav?s da pesquisa forma??o em obras das autoras Cristine Delory-Momberger e Marie Christine Josso. Por fim, a discuss?o sobre o papel da mulher na sociedade perpassa por conceitos de institui??es com o uso do poder, atrav?s dos estudos de FOUCAULT e os conceitos de g?nero em Joan Schott e Judith Butter. A presente pesquisa surgiu do m?todo qualitativo da pesquisa forma??o (JOSSO) e os ateli?s biogr?ficos de projetos (MOMBERG), enquanto dispositivos de forma??o para provocar uma an?lise dos papeis de g?nero que se desenvolvem no espa?o escolar, atrav?s do ensino de hist?ria de dois per?odos distintos: o papel da mulher na sociedade da minera??o do s?culo XVIII e o dos anos dourados no s?culo XX. Espera-se com o desenvolvimento da pesquisa que o papel das mulheres seja mais debatido no meio escolar, entre os alunos, de maneira que leve os mesmos a uma constru??o de um conhecimento de si que desencadeie um processo aprendizagem aut?nomo e de busca de liberdade.