O presente artigo discute sobre a África e a cultura afro-brasileira no ensino superior a partir das representações construídas em torno das novas perspectivas e possibilidades em analisar o Ensino Africano e Afro-brasileiro no âmbito educacional. Nele abordaremos sobre a visão elaborada sobre estes segmentos, os estudos multiculturais e a percepção em torno dessas etnias, suas histórias e práticas culturais a partir da formação do professor no mundo acadêmico e o cotidiano de suas práticas docentes. Este estudo faz parte de um projeto de pesquisa em andamento do Programa PROPESQ/UEPB - Campina Grande-PB, que discute sobre as africanidades e afrobrasilidades no ensino superior. Nosso objetivo é entender como futuros professores de história se capacitam acerca da temática africana em sua formação universitária. A metodologia utilizada para a elaboração deste artigo está baseada numa pesquisa bibliográfica, onde partiremos da leitura de trabalhos, da análise da lei 10.639/03 e como ela repercutiu no setor acadêmico para a formação dos graduandos.