No contexto atual do Brasil, em meio ? crise pol?tica, econ?mica, social e institucional, emergem um conjunto de ideias e projetos conservadores produzidos por agentes diversos: l?deres pol?ticos, l?deres religiosos, intelectuais, empres?rios, cidad?os comuns e at? ex-celebridades se unem em grupos de interesse vinculados ao que tem sido chamado de projeto ?escola sem partido? e contra a ?ideologia de g?nero?. Estes projetos se relacionam estreitamente com o contexto mais amplo que vive o pa?s, com a diminui??o da densidade democr?tica, mas tem como objeto principal a educa??o, em especial, o trabalho de professoras/es e o que deve ser ensinado ou n?o nas escolas. Qual o papel do professor/a? Qual o papel da escola? Que curr?culo se quer construir? O que pode/deve ser ensinado? Quais ?reas do conhecimento importam? A partir destas quest?es que est?o sob forte disputa ideol?gica, h? o questionamento de alguns temas que recentemente come?aram a ser pautados na educa??o, a partir da mobiliza??o dos movimentos sociais e dos pesquisadores no contexto de redemocratiza??o do Brasil, al?m de compromissos internacionais que foram firmados pelo pa?s (conven??es da Organiza??o das Na??es Unidas, ONU, por exemplo). Tais temas s?o relacionados ? diversidade cultural e ?tnica, as quest?es de g?nero e sexualidade (respeito ?s diferentes identidades de g?nero e orienta??o sexual), os direitos humanos e os estudos sobre a pol?tica e a cidadania, entre outros. Neste contexto, esta pesquisa visa refletir sobre as disputas pol?ticas e as consequ?ncias que esse debate pode gerar na educa??o, mais especificamente na ?rea de sociologia no ensino m?dio, disciplina que historicamente estuda estes temas e outros assuntos considerados pol?micos e delicados. A partir da an?lise deste contexto atual do Brasil e da reflex?o sobre estes movimentos (escola sem partido e contra a ideologia de g?nero) e as mudan?as que tem ocorrido no campo da educa??o (com a reforma do ensino m?dio e a base nacional comum curricular - BNCC) a continuidade desta pesquisa visa investigar como os professores e professoras de sociologia tem lidado com estes desafios na sua pr?tica profissional. Assim, pretendemos compreender se de fato tem ocorrido altera??es nas salas de aula de sociologia, tendo em vista que muitos profissionais foram/est?o sendo censurados, demitidos ou processados, o que pode provocar receio e auto-censura, mas esta situa??o tamb?m pode suscitar o debate e mais interesse em rela??o a estes temas, inclusivo por parte dos estudantes. Nesse sentido queremos entender as estrat?gias de ensino e se ocorre e como ocorre ? abordagem destas tem?ticas. Para isso ser?o realizadas entrevistas, grupos focais e observa??es em salas de aula.