Artigo Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

RECURSOS TECNOLÓGICOS COMO FERRAMENTAS NA APRENDIZAGEM GEOGRÁFICA DO ESPAÇO

Palavra-chaves: RECURSOS TECNOLÓGICOS, RECURSOS DIDÁTICOS, ESPAÇO GEOGRÁFICO, INTERVENÇÃO Comunicação Oral (CO) GT-05: Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino
0 of 0
"2017-12-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 39315 "edicao_id" => 79 "trabalho_id" => 50 "inscrito_id" => 383 "titulo" => "RECURSOS TECNOLÓGICOS COMO FERRAMENTAS NA APRENDIZAGEM GEOGRÁFICA DO ESPAÇO" "resumo" => "A introdução dos meios tecnológicos nas práticas educativas nos coloca diante de uma infinidade de possibilidades e aperfeiçoamento, de como trazer para a sala de aula não apenas o estudo e a identificação do espaço geográfico, mas também como este espaço é transformado e se reconstrói em meio as inovações. O meio tecnológico nos coloca diante de mudanças que precisam adentrar os murros das escolas e, mais precisamente, precisam transformar a forma de como fazer a educação. Agregar as novas mídias as práticas educativas já existentes nos possibilitam inovar e fazer com que as aulas possam se transformar em um meio atrativo e de novas descobertas, assim pensamos em colocar esses meios como aliados para o entendimento do espaço, categoria fundamental para a Geografia. Tomando como referência estas mudanças e como elas podem auxiliar no ensino e aprendizagem, transformando práticas mnemônicas em práticas com dinâmicas que auxiliem o aluno a aprender de forma mais lúdica, que foi construído este artigo tendo como base o projeto de intervenção desenvolvido no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), Subprojeto de Geografia, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Itan Pereira, na turma do 6º Ano B do Ensino Fundamental II do Turno da manhã, através do qual objetivamos trabalhar os recursos tecnológicos como ferramentas na aprendizagem do espaço geográfico. A metodologia utilizada para a execução do subprojeto foi embasada em leituras sistemáticas para dar suporte teórico ao subprojeto, foram usados recursos de multimídia, realizadas aulas de campo e de laboratório. Como resultado, foi possível verificar que a utilização das ferramentas de multimídia tornaram as aulas mais dinâmicas e a turma mais participativa, trazendo questionamentos e buscando sempre participar de maneira significativa nas intervenções. O ápice dos resultados foram os laboratórios de produção de materiais referentes ao que havia sido trabalhado, o que os levou a participar de uma Amostra Pedagógica Multidisciplinar na escola, expondo os trabalhos elaborados em sala de aula.A introdução dos meios tecnológicos nas práticas educativas nos coloca diante de uma infinidade de possibilidades e aperfeiçoamento, de como trazer para a sala " "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-05: Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino" "palavra_chave" => "RECURSOS TECNOLÓGICOS, RECURSOS DIDÁTICOS, ESPAÇO GEOGRÁFICO, INTERVENÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA5_ID383_22112017110326.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "WALESKA DE ALMEIDA VALLE" "autor_nome_curto" => "WALESKA" "autor_email" => "waleskaavalle@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/enid/2017" "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png" "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 39315 "edicao_id" => 79 "trabalho_id" => 50 "inscrito_id" => 383 "titulo" => "RECURSOS TECNOLÓGICOS COMO FERRAMENTAS NA APRENDIZAGEM GEOGRÁFICA DO ESPAÇO" "resumo" => "A introdução dos meios tecnológicos nas práticas educativas nos coloca diante de uma infinidade de possibilidades e aperfeiçoamento, de como trazer para a sala de aula não apenas o estudo e a identificação do espaço geográfico, mas também como este espaço é transformado e se reconstrói em meio as inovações. O meio tecnológico nos coloca diante de mudanças que precisam adentrar os murros das escolas e, mais precisamente, precisam transformar a forma de como fazer a educação. Agregar as novas mídias as práticas educativas já existentes nos possibilitam inovar e fazer com que as aulas possam se transformar em um meio atrativo e de novas descobertas, assim pensamos em colocar esses meios como aliados para o entendimento do espaço, categoria fundamental para a Geografia. Tomando como referência estas mudanças e como elas podem auxiliar no ensino e aprendizagem, transformando práticas mnemônicas em práticas com dinâmicas que auxiliem o aluno a aprender de forma mais lúdica, que foi construído este artigo tendo como base o projeto de intervenção desenvolvido no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), Subprojeto de Geografia, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Itan Pereira, na turma do 6º Ano B do Ensino Fundamental II do Turno da manhã, através do qual objetivamos trabalhar os recursos tecnológicos como ferramentas na aprendizagem do espaço geográfico. A metodologia utilizada para a execução do subprojeto foi embasada em leituras sistemáticas para dar suporte teórico ao subprojeto, foram usados recursos de multimídia, realizadas aulas de campo e de laboratório. Como resultado, foi possível verificar que a utilização das ferramentas de multimídia tornaram as aulas mais dinâmicas e a turma mais participativa, trazendo questionamentos e buscando sempre participar de maneira significativa nas intervenções. O ápice dos resultados foram os laboratórios de produção de materiais referentes ao que havia sido trabalhado, o que os levou a participar de uma Amostra Pedagógica Multidisciplinar na escola, expondo os trabalhos elaborados em sala de aula.A introdução dos meios tecnológicos nas práticas educativas nos coloca diante de uma infinidade de possibilidades e aperfeiçoamento, de como trazer para a sala " "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-05: Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino" "palavra_chave" => "RECURSOS TECNOLÓGICOS, RECURSOS DIDÁTICOS, ESPAÇO GEOGRÁFICO, INTERVENÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA5_ID383_22112017110326.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "WALESKA DE ALMEIDA VALLE" "autor_nome_curto" => "WALESKA" "autor_email" => "waleskaavalle@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/enid/2017" "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png" "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 21 de dezembro de 2017

Resumo

A introdução dos meios tecnológicos nas práticas educativas nos coloca diante de uma infinidade de possibilidades e aperfeiçoamento, de como trazer para a sala de aula não apenas o estudo e a identificação do espaço geográfico, mas também como este espaço é transformado e se reconstrói em meio as inovações. O meio tecnológico nos coloca diante de mudanças que precisam adentrar os murros das escolas e, mais precisamente, precisam transformar a forma de como fazer a educação. Agregar as novas mídias as práticas educativas já existentes nos possibilitam inovar e fazer com que as aulas possam se transformar em um meio atrativo e de novas descobertas, assim pensamos em colocar esses meios como aliados para o entendimento do espaço, categoria fundamental para a Geografia. Tomando como referência estas mudanças e como elas podem auxiliar no ensino e aprendizagem, transformando práticas mnemônicas em práticas com dinâmicas que auxiliem o aluno a aprender de forma mais lúdica, que foi construído este artigo tendo como base o projeto de intervenção desenvolvido no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), Subprojeto de Geografia, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Itan Pereira, na turma do 6º Ano B do Ensino Fundamental II do Turno da manhã, através do qual objetivamos trabalhar os recursos tecnológicos como ferramentas na aprendizagem do espaço geográfico. A metodologia utilizada para a execução do subprojeto foi embasada em leituras sistemáticas para dar suporte teórico ao subprojeto, foram usados recursos de multimídia, realizadas aulas de campo e de laboratório. Como resultado, foi possível verificar que a utilização das ferramentas de multimídia tornaram as aulas mais dinâmicas e a turma mais participativa, trazendo questionamentos e buscando sempre participar de maneira significativa nas intervenções. O ápice dos resultados foram os laboratórios de produção de materiais referentes ao que havia sido trabalhado, o que os levou a participar de uma Amostra Pedagógica Multidisciplinar na escola, expondo os trabalhos elaborados em sala de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.