O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é uma ação do Ministério da Educação, que visa fomentar a iniciação à docência de estudantes de licenciaturas preparando-os para a formação docente (BRASIL, 2007). Neste artigo abordamos sobre as contribuições do PIBID para a formação inicial docente a partir da nossa experiência enquanto alunos bolsitas do Pibid do curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Vários trabalhos e pesquisas desenvolvidas em todo Brasil apontam para a importância e contribuições do Pibid tanto para a formação do graduando quanto para a melhoria da educação básica, pois, possibilita logo no primeiro ano da graduação que o aluno possa ter contato com a sala de aula, fato que sem a existência de programas como o Pibid, o graduando só iria conhecer o cotidiano escolar de forma superficial, quando da realização do estágio de observação que ocorre no terceiro ano do curso, fazendo com que o mesmo enfrente ao longo da graduação um grande desafio que é unir teoria e pratica. Outro aspecto importante do programa é a promoção de um aprendizado interativo entre licenciandos, professores da educação básica (supervisores) e da Universidade (Coordenadores) que contribui para um processo de formação teórico-prático recíproco. Desse modo, Programas como o Pibid oportunizam ao licenciando assimilar melhor os conteúdos estudados na graduação a partir da vivência no cotidiano da escola, ação essa que, certamente mais tarde refletirá na sua prática profissional. Neta perspectiva, o presente artigo relata também como se dar a vivencia dos bolsistas na escola, demostrando a importância desta para os mesmos que se encontram no processo de formação.