A reflexão sobre as práticas da degradação permanente do meio ambiente e do seu ecossistema, como atividade intencional da prática social, releva-se ser notória e urgente à educação ambiental, como “instrumento” de articulação a fim de evitar a degradação ambiental e, consequentemente, a inapropriação da natureza. A Educação Ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo. Por isso, um processo educativo deve começar por um diagnóstico geral do tema e da sua aplicação. A educação ambiental baseia-se no conhecer e na habilidade coletiva voltada a conservação do meio ambiente e a sustentabilidade. Diante disto, escolheu-se a escola municipal José Caetano, Toritama, PE, cujos objetivos foram práticas de educação e gestão ambiental: uso racional da água. Foram ministrados conteúdos relacionados ao tema, realização de oficinas e da aplicação de questionários temáticos. O material didático pedagógico utilizou-se de quadros negro e branco, vídeos temáticos, aulas teóricas e práticas e data show, e utilizou-se de material bibliográfico a fim de subsidiar as aulas teóricas e práticas relacionadas aos temas. O enfoque da degradação e da poluição hídrica foi para o Rio Capibaribe por ser o principal recurso hídrico local. Os principais resultados percebem-se a evolução dos conhecimentos sobre o tema dos alunos antes e após a aplicação das técnicas de educação ambiental na escola, inclusive com esclarecimento dos alunos sobre as ações a serem tomadas para evitar a degradação ambiental e, portanto, a gestão do uso da água.