O presente artigo tem como objetivo principal versar as contribuições do PIBID de Pedagogia para a formação inicial dos licenciandos bolsistas do ensino básico a partir de experiências vivenciadas em uma escola municipal de Campina Grande-PB. O estudo de caráter qualitativo salienta a importância do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência na formação inicial dos pedagogos, pois subsidia os professores em suas futuras práticas pedagógicas e contribui para que possamos atender às exigências das diversas situações e atividades do cotidiano escolar, a partir da análise e reflexão sobre a prática docente, numa perspectiva emancipadora. Pra tanto, o estudo apresenta reflexões a cerca dos desafios na formação docente inicial com base no teórico Brito (2006), e envolve a valorização dos processos formativos dos professores a partir do PIBID com base nos autores Rausch e Frantz (2013), dentre outros. Desse modo, o percurso metodológico utilizado para alcançar o objetivo proposto se fundamenta na leitura bibliográfica sobre a temática e nas experiências vivenciadas desde setembro de 2016 à novembro de 2017 em uma escola municipal de Campina Grande-PB parceira do programa, no 1º e 2º ano do Ensino Fundamental I na qual desenvolvo atividades que abrangem diferentes características e dimensões da iniciação à docência necessárias para a formação inicial. Portanto, percebeu-se que o Programa contribuiu no desempenho da atividade docente ao oferecer suporte à prática pedagógica inicial diante das necessidades, dificuldades e desafios do ato de ensinar para que favoreça o repensar da prática pedagógica através do incentivo de uma metodologia adaptada ao contexto escolar.