Artigo Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

NORDESTE: CONHECENDO E VALORIZANDO SUA CULTURA

Palavra-chaves: NORDESTE, TRANSVERSALIDADE, ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA Comunicação Oral (CO) GT-09: Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade
"2017-12-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 39246
    "edicao_id" => 79
    "trabalho_id" => 57
    "inscrito_id" => 137
    "titulo" => "NORDESTE: CONHECENDO E VALORIZANDO SUA CULTURA"
    "resumo" => "Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) são documentos elaborados para auxiliar os professores na sua maneira de como abordar o assunto em sala de aula. Partindo do pressuposto de que o professor deve deixar de ser apenas transmissor do conhecimento e passar a focar no processo de aprendizagem do aluno, a utilização de temas transversais na sala de aula acaba sendo a sua principal recomendação, haja visto que a mesma contribui para fomentar o senso crítico do aluno, pois insere-se, de fato, em sua realidade. O presente artigo trata-se de um relato de experiências que visa ampliar o universo linguístico acerca da cultura Nordestina, uma vez que se constitui de uma temática rica que podem ser explorados diversos tipos de linguagens; resgate de brincadeiras, culinária típica e valorização das tradições culturais para que os educandos possam conhecer, incorporar e preservar os saberes culturais dessa região. O miniprojeto foi desenvolvido na turma do 3° ano do ensino médio no turno da noite na EEEFM João Suassuna, na cidade de Catolé do Rocha – PB, que buscou enaltecer a cultura e as tradições nordestinas. Objetivamos reconhecer e valorizar a cultura popular, percebendo as variações linguísticas de vocabulários e refletindo sobre as práticas de xenofobia e de aversão ao nordestino por meio de atividades como: exibição do filme “Cine Holliúdy” de Helder Gomes; explanação das figuras ilustres nordestinas e suas respectivas contribuições para com a literatura; pesquisas sobre a cultura regional: costumes, culinária, folclore, literatura e músicas; e por fim, a produção de textos para elaboração de dissertações-argumentativas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-09: Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade"
    "palavra_chave" => "NORDESTE, TRANSVERSALIDADE, ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA9_ID137_22112017114153.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:24"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WESLEY HERICLES ALMEIDA LOPES"
    "autor_nome_curto" => "WESLEY LOPES"
    "autor_email" => "wesley.almeida.lopes@hotm"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png"
    "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 39246
    "edicao_id" => 79
    "trabalho_id" => 57
    "inscrito_id" => 137
    "titulo" => "NORDESTE: CONHECENDO E VALORIZANDO SUA CULTURA"
    "resumo" => "Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) são documentos elaborados para auxiliar os professores na sua maneira de como abordar o assunto em sala de aula. Partindo do pressuposto de que o professor deve deixar de ser apenas transmissor do conhecimento e passar a focar no processo de aprendizagem do aluno, a utilização de temas transversais na sala de aula acaba sendo a sua principal recomendação, haja visto que a mesma contribui para fomentar o senso crítico do aluno, pois insere-se, de fato, em sua realidade. O presente artigo trata-se de um relato de experiências que visa ampliar o universo linguístico acerca da cultura Nordestina, uma vez que se constitui de uma temática rica que podem ser explorados diversos tipos de linguagens; resgate de brincadeiras, culinária típica e valorização das tradições culturais para que os educandos possam conhecer, incorporar e preservar os saberes culturais dessa região. O miniprojeto foi desenvolvido na turma do 3° ano do ensino médio no turno da noite na EEEFM João Suassuna, na cidade de Catolé do Rocha – PB, que buscou enaltecer a cultura e as tradições nordestinas. Objetivamos reconhecer e valorizar a cultura popular, percebendo as variações linguísticas de vocabulários e refletindo sobre as práticas de xenofobia e de aversão ao nordestino por meio de atividades como: exibição do filme “Cine Holliúdy” de Helder Gomes; explanação das figuras ilustres nordestinas e suas respectivas contribuições para com a literatura; pesquisas sobre a cultura regional: costumes, culinária, folclore, literatura e músicas; e por fim, a produção de textos para elaboração de dissertações-argumentativas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-09: Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade"
    "palavra_chave" => "NORDESTE, TRANSVERSALIDADE, ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA9_ID137_22112017114153.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:24"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WESLEY HERICLES ALMEIDA LOPES"
    "autor_nome_curto" => "WESLEY LOPES"
    "autor_email" => "wesley.almeida.lopes@hotm"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png"
    "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de dezembro de 2017

Resumo

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) são documentos elaborados para auxiliar os professores na sua maneira de como abordar o assunto em sala de aula. Partindo do pressuposto de que o professor deve deixar de ser apenas transmissor do conhecimento e passar a focar no processo de aprendizagem do aluno, a utilização de temas transversais na sala de aula acaba sendo a sua principal recomendação, haja visto que a mesma contribui para fomentar o senso crítico do aluno, pois insere-se, de fato, em sua realidade. O presente artigo trata-se de um relato de experiências que visa ampliar o universo linguístico acerca da cultura Nordestina, uma vez que se constitui de uma temática rica que podem ser explorados diversos tipos de linguagens; resgate de brincadeiras, culinária típica e valorização das tradições culturais para que os educandos possam conhecer, incorporar e preservar os saberes culturais dessa região. O miniprojeto foi desenvolvido na turma do 3° ano do ensino médio no turno da noite na EEEFM João Suassuna, na cidade de Catolé do Rocha – PB, que buscou enaltecer a cultura e as tradições nordestinas. Objetivamos reconhecer e valorizar a cultura popular, percebendo as variações linguísticas de vocabulários e refletindo sobre as práticas de xenofobia e de aversão ao nordestino por meio de atividades como: exibição do filme “Cine Holliúdy” de Helder Gomes; explanação das figuras ilustres nordestinas e suas respectivas contribuições para com a literatura; pesquisas sobre a cultura regional: costumes, culinária, folclore, literatura e músicas; e por fim, a produção de textos para elaboração de dissertações-argumentativas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.