Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) são documentos elaborados para auxiliar os professores na sua maneira de como abordar o assunto em sala de aula. Partindo do pressuposto de que o professor deve deixar de ser apenas transmissor do conhecimento e passar a focar no processo de aprendizagem do aluno, a utilização de temas transversais na sala de aula acaba sendo a sua principal recomendação, haja visto que a mesma contribui para fomentar o senso crítico do aluno, pois insere-se, de fato, em sua realidade. O presente artigo trata-se de um relato de experiências que visa ampliar o universo linguístico acerca da cultura Nordestina, uma vez que se constitui de uma temática rica que podem ser explorados diversos tipos de linguagens; resgate de brincadeiras, culinária típica e valorização das tradições culturais para que os educandos possam conhecer, incorporar e preservar os saberes culturais dessa região. O miniprojeto foi desenvolvido na turma do 3° ano do ensino médio no turno da noite na EEEFM João Suassuna, na cidade de Catolé do Rocha – PB, que buscou enaltecer a cultura e as tradições nordestinas. Objetivamos reconhecer e valorizar a cultura popular, percebendo as variações linguísticas de vocabulários e refletindo sobre as práticas de xenofobia e de aversão ao nordestino por meio de atividades como: exibição do filme “Cine Holliúdy” de Helder Gomes; explanação das figuras ilustres nordestinas e suas respectivas contribuições para com a literatura; pesquisas sobre a cultura regional: costumes, culinária, folclore, literatura e músicas; e por fim, a produção de textos para elaboração de dissertações-argumentativas.