Este trabalho tem por objetivo relatar uma breve experiência vivenciada através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência – PIBID – da Universidade Estadual da Paraíba, mais especificamente do subprojeto de Geografia. Apresentaremos os resultados alcançados a partir da intervenção com jogos que tem a intenção de tornar o ensino geográfico mais interessante nos dias atuais, tentando romper com as práticas pedagógicas mnemônicas que vem se perpetuando desde o inicio da geografia escolar e que já eram criticadas na primeira metade do século XX por Delgado de Carvalho, as atividades com jogos foram desenvolvidas com a turma do 9° “A” do ensino fundamental da Escola São Sebastião, que está localizada no bairro Alto Branco em Campina Grande-PB. Tendo clareza que o jogo e o ato de jogar se constitui como atividades inerentes aos seres humanos desde os tempos mais remotos e que através deste exercício (jogar) toma-se uma postura ativa diante dos desafios apresentados, consideramos o jogo uma importante ferramenta pedagógica que oferece suporte ao trabalho desenvolvido pelo professor, contribuindo assim, para o processo de construção do conhecimento do alunado. Buscou-se construir nos jogos trabalhados significados referentes à busca de conhecimento, não se tratou de jogar por jogar, se tratou de jogar para reforçar o saber que apreendido em sala, tornando o processo avaliativo deleitante, muitos nem se deram conta que estavam sendo avaliados e se esforçavam para ter um bom desempenho. Confeccionamos junto com os alunos dois jogos e fizemos uma aliança entre eles e alguns conteúdos geográficos, vale lembrar que os jogos são uma adaptação de jogos convencionais e que podem ser utilizados em qualquer conteúdo de qualquer disciplina. Essa prática viabilizou um contato maior entre professor e aluno, assim como um momento descontraído e concomitante sério, possibilitando que o aprendizado estivesse acompanhado de diversão, transformando o saber construído em vivência.