Pesquisa mostra queda no interesse por cursos de licenciatura. Como podemos observar essa queda de interesse pelos cursos de Licenciatura acredito que seja por diversos fatores, como por exemplo: o crescente aumento da violência na educação, o magistério mal remunerado, alunos desinteressados, professores ficam desmotivados e muitas vezes, abandonam a profissão, ou ainda, os discentes não conseguem acompanhar e compreender bem a proposta do curso. Diversos são os fatores que dificultam a arte de ensinar. Desde então, vem ocorrendo discussões sobre o papel dos professores de química nas escolas e os obstáculos encontrados no sistema ensino-aprendizagem. Dentro dessa perspectiva de formação qualificada de professores, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência/PIBID vem com uma grande contribuição para que os discentes possam vivenciar a realidade dentro da sala de aula. O PIBID foi instituído a partir da Portaria Normativa nº 38, de 12 de dezembro de 2007, com o intuito de fomentar a iniciação à docência de estudantes de licenciatura plena das instituições de educação superior, para atuarem na educação básica pública. O presente artigo tem como objetivo apresentar reflexões e experiências das práticas de acadêmicos ao participarem do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID – os conhecimentos adquiridos durante essa atuação e, o quão significativo esse programa se torna na formação inicial do professor de Química. A partir desse relato, é possível concluir, que programa consegue atingir mais um dos seus objetivos. O contato com o ambiente escolar foi de extrema importância para que os pibidianos pudessem perceber antes da atuação profissional a realidade dentro da sala de aula, contribuindo assim, para a formação inicial por meio da prática e contato com os alunos.