Este trabalho tem com proposta é um relato de experiência sobre a alfabetização de Jovens e Adultos e como analisar o livro didático e como tem sido utilizado na Educação de Jovens e Adultos, EJA como um dos recursos que serve de emancipação do conhecimento dos sujeitos envolvidos. Aqui pretendemos discutir como se tem dado as políticas que apoiam a inserção do livro didático nessa modalidade de ensino. Buscamos apontar um atendimento específicos aos educandos que por tanto tempo foram excluídos, e que agora estão sendo valorizados como sujeitos que têm direito da educação e apropriação do conhecimento. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica com o objetivo de verificar conteúdos e atividades desenvolvidos no Livro Didático - LD e perceber como se dá a valorização dos sujeitos da EJA enquanto indivíduos ativos no processo de aprendizagem. Conclui-se, pois, valorização do sujeito da EJA independe LD, mas, exige estratégias educativas do educador : O tema dos materiais didáticos que circulam no ambiente escolar, e servem como subsídio ou instrumento de apoio ao processo de ensino e aprendizagem, tem despertado o interesse de pesquisadores de várias áreas de estudos. No campo da EJA, os estudos produzidos têm-se dedicado, em especial, à análise dos materiais impressos e, com maior ênfase, ao livro didático, elaborados como produto de alguma ação ou programa de governo, ou movimentos sociais e organizações da sociedade civil. São escassos, no entanto, os estudos dedicados aos materiais didáticos produzidos diretamente por educadores e educandos da EJA no âmbito das escolas.