O presente artigo tem o objetivo de apresentar a didática utilizada nas aulas de Literatura observadas no estágio supervisionado I, em uma escola Estadual da rede pública de Ensino, em turmas de 8º e 9º anos do Ensino fundamental, e 1º e 3º anos do Ensino médio. Nosso trabalho apresenta como base teórica, para fins de críticas e reflexões, os escritos de Rildo Cosson (2016) e Tzvetan Todorov (2012), com algumas diretrizes governamentais como textos auxiliares. O estágio foi realizado com o intuito de analisar as práticas utilizadas em sala de aula no ensino de Literatura, sobretudo, rever tais métodos com a finalidade de observar e repensar sobre quais são os problemas que podem impedir o desenvolvimento do letramento literário nos alunos dessa escola especificamente, e acima de tudo, refletir sobre o ensino de Literatura no Ensino Básico. Iremos expor, igualmente, a experiência de monitoria no estágio, as observações feitas ao presenciar as aulas de um profissional da educação em seu ambiente de trabalho, a sala de aula. Serão apresentados alguns dos vários percalços enfrentados tanto por alunos, quanto pelo professor de língua, no processo de ensino / aprendizagem, como o constante apego ás práticas tradicionais e o trabalho inadequado com os gêneros textuais, que acabam causando problemas no aprendizado do aluno. Visto a importância da disciplina de língua portuguesa, a responsabilidade desse professor adquire grande peso, pois é necessário que ele planeje e adapte a sua aula de acordo com a necessidade dos alunos.