O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID tem oportunizado a licenciandos de graduação enriquecer sua formação acadêmica e futura carreira profissional, bem como contribui para o desempenho do ensino de escolas públicas, uma vez que constrói uma ponte educativa entre ensino superior e básico. Com base nisto, este trabalho objetiva relatar a experiência vivenciada na turma do 5 ° da Escola Estadual de Ensino Fundamental Gustavo Amorim da Costa e discorrer acerca da relevância do PIBID para a formação docente desses estudantes que por meio do mesmo passam a ter sua iniciação concreta na vida de educador, entendendo sua realidade, seus desafios, em especial sobre seu papel de professor (a). Foram consultados autores, tais como: FELÍCIO (2014), FREIRE (1987), NÓVOA (1995), e ROMAGNOLLI (2014). Assim, constam neste artigo reflexões que contribuem para entender a importância do Programa para todos seus beneficiários (bolsistas, supervisores, coordenadores, alunos e professores), como também, a experiência das atividades efetivadas por meio de um dos projetos de intervenções planejados, onde foram pensadas temáticas fundamentais que contribuem no tocante ao ensino aprendizagem dos educandos, seu bem estar social e ainda para a construção de cidadãos conscientes de seu papel enquanto sujeitos sociais. As atividades se concretizaram na Escola Estadual de Ensino Fundamental Gustavo Amorim da Costa localizada no município de Guarabira, sendo uma das conveniadas do PIBID. Assim cabe ressaltar a importância do PIBID na promoção de uma formação docente de qualidade, uma vez que possibilita a integração das aprendizagens adquiridas na formação acadêmica com aquelas do contexto da prática profissional.