Este trabalha versa sobre intervenção didática-pedagógica realizada em uma turma de ensino médio, no âmbito do subprojeto Geografia, PIBID/ CAPES/ UEPB na E.E.E.F.M São Sebastião, Campina Grande-PB, com a tentativa de melhorar o ensino-aprendizagem e buscando novas ferramentas de ensino que venha a mostrar a importância e trazer para a realidade do aluno a Geografia. De início foi necessário aplicar um questionário investigativo, na tentativa de traçar um perfil da sala de aula. Após, foram abordadas quatro intervenções, cada uma com sua particularidade e voltada para o conteúdo programático realizado em cada bimestre, não desvirtuando da capacidade física e financeira que a escola fornecia. Diante do que foi apresentado, a primeira intervenção versava sobre a alfabetização cartográfica, que foi trabalhada concomitantemente com o bolsista, supervisor e alunos na biblioteca escola; outra intervenção foi o uso de tecnologias para o aprendizado de conteúdo e leitura de mapas na qual utilizou-se da sala de vídeo fornecido pela escola; após isso foi trabalhado o uso de maquetes, na tentativa de aproximar a leitura dos mapas para algo mais próximo, ou seja, para uma escala mais local, proporcionando a interação entre colegas de classe, bolsista e professor supervisor; além disso foi trabalhado o laboratório de campo, na tentativa de aproximar o que foi trabalhado em mapas, conteúdo na sala de aula com a sua própria cidade. Dessa forma, essa pesquisa se desenvolve de maneira pesquisa qualitativa, na modalidade pesquisa ação, aplicando a pesquisa de maneira prática na vida dos discentes em escola pública, utilizando os próprios agentes da sala de aula como parte das análises e pesquisas.