Artigo Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

A LUDICIDADE COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA DESENVOLVIDA PELO PIBID/QUÍMICA/UEPB/CAPES

Palavra-chaves: JOGOS LÚDICOS, ESTRATÉGIAS DE ENSINO, , ENSINO DE QUÍMICA, PIBID DE QUÍMICA Comunicação Oral (CO) GT-12: Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica
"2017-12-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 39158
    "edicao_id" => 79
    "trabalho_id" => 177
    "inscrito_id" => 171
    "titulo" => "A LUDICIDADE COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA DESENVOLVIDA PELO PIBID/QUÍMICA/UEPB/CAPES"
    "resumo" => "A utilização de jogos lúdicos e educativos pode ser vista como uma estratégia de ensino para os conteúdos na disciplina de química. Os jogos proporcionam uma metodologia inovadora capaz de tornar as aulas mais atraentes e consequentemente menos temidas pelos alunos, apresentando novas ideias e construções para o seu próprio desenvolvimento e/ao conhecimento, capacitando maneiras mais eficazes para aprendizagem do assunto abordado. A química é uma ciência prática, que atua nas diversas áreas do ser humano, desde o meio social até o meio tecnológico, sendo assim uma ciência tão vasta ela é responsável por desmitificar diversos conhecimentos trazidos do senso comum, entretanto, quando não trabalhada de forma criativa a mesma torna-se desinteressante para a classe discente. É necessário que o professor una de forma coerente e didática atividades que despertem a curiosidade das turmas e os levem a compreender o conteúdo que deve ser ministrado. Sendo assim, porque não ensinar química com jogos? Este trabalho tem como objetivo mostrar a construção, desenvolvimento e resultado da utilização dos jogos lúdicos em sala de aula, avaliando a participação da turma, a aprendizagem e a dinâmica das aulas. Foram selecionados alguns jogos, destacados como os melhores, do ponto de vista dos alunos e dos bolsistas do Programa PIBID/QUÍMICA/UEPB/CAPES, em termos de aprendizados. Cada um baseou-se em jogos lúdicos distintos, aprimorados ao conteúdo e ao nível de desenvolvimento de cada turma. Estas atividades foram desenvolvidas pelos bolsistas do PIBID/QUÍMICA/UEPB/CAPES nas Escolas Estaduais de Ensino Fundamental e Médio Severino Cabral no ano de 2016 e na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Virgínius da Gama e Melo, ambos localizadas na cidade de Campina Grande-PB."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-12: Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica"
    "palavra_chave" => "JOGOS LÚDICOS, ESTRATÉGIAS DE ENSINO,, ENSINO DE QUÍMICA, PIBID DE QUÍMICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA12_ID171_29112017171429.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:24"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA ELISABETH DE OLIVEIRA FÉLIX"
    "autor_nome_curto" => "ELISABETH"
    "autor_email" => "elisabethfl83@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png"
    "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 39158
    "edicao_id" => 79
    "trabalho_id" => 177
    "inscrito_id" => 171
    "titulo" => "A LUDICIDADE COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA DESENVOLVIDA PELO PIBID/QUÍMICA/UEPB/CAPES"
    "resumo" => "A utilização de jogos lúdicos e educativos pode ser vista como uma estratégia de ensino para os conteúdos na disciplina de química. Os jogos proporcionam uma metodologia inovadora capaz de tornar as aulas mais atraentes e consequentemente menos temidas pelos alunos, apresentando novas ideias e construções para o seu próprio desenvolvimento e/ao conhecimento, capacitando maneiras mais eficazes para aprendizagem do assunto abordado. A química é uma ciência prática, que atua nas diversas áreas do ser humano, desde o meio social até o meio tecnológico, sendo assim uma ciência tão vasta ela é responsável por desmitificar diversos conhecimentos trazidos do senso comum, entretanto, quando não trabalhada de forma criativa a mesma torna-se desinteressante para a classe discente. É necessário que o professor una de forma coerente e didática atividades que despertem a curiosidade das turmas e os levem a compreender o conteúdo que deve ser ministrado. Sendo assim, porque não ensinar química com jogos? Este trabalho tem como objetivo mostrar a construção, desenvolvimento e resultado da utilização dos jogos lúdicos em sala de aula, avaliando a participação da turma, a aprendizagem e a dinâmica das aulas. Foram selecionados alguns jogos, destacados como os melhores, do ponto de vista dos alunos e dos bolsistas do Programa PIBID/QUÍMICA/UEPB/CAPES, em termos de aprendizados. Cada um baseou-se em jogos lúdicos distintos, aprimorados ao conteúdo e ao nível de desenvolvimento de cada turma. Estas atividades foram desenvolvidas pelos bolsistas do PIBID/QUÍMICA/UEPB/CAPES nas Escolas Estaduais de Ensino Fundamental e Médio Severino Cabral no ano de 2016 e na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Virgínius da Gama e Melo, ambos localizadas na cidade de Campina Grande-PB."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-12: Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica"
    "palavra_chave" => "JOGOS LÚDICOS, ESTRATÉGIAS DE ENSINO,, ENSINO DE QUÍMICA, PIBID DE QUÍMICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA12_ID171_29112017171429.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:24"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA ELISABETH DE OLIVEIRA FÉLIX"
    "autor_nome_curto" => "ELISABETH"
    "autor_email" => "elisabethfl83@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png"
    "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de dezembro de 2017

Resumo

A utilização de jogos lúdicos e educativos pode ser vista como uma estratégia de ensino para os conteúdos na disciplina de química. Os jogos proporcionam uma metodologia inovadora capaz de tornar as aulas mais atraentes e consequentemente menos temidas pelos alunos, apresentando novas ideias e construções para o seu próprio desenvolvimento e/ao conhecimento, capacitando maneiras mais eficazes para aprendizagem do assunto abordado. A química é uma ciência prática, que atua nas diversas áreas do ser humano, desde o meio social até o meio tecnológico, sendo assim uma ciência tão vasta ela é responsável por desmitificar diversos conhecimentos trazidos do senso comum, entretanto, quando não trabalhada de forma criativa a mesma torna-se desinteressante para a classe discente. É necessário que o professor una de forma coerente e didática atividades que despertem a curiosidade das turmas e os levem a compreender o conteúdo que deve ser ministrado. Sendo assim, porque não ensinar química com jogos? Este trabalho tem como objetivo mostrar a construção, desenvolvimento e resultado da utilização dos jogos lúdicos em sala de aula, avaliando a participação da turma, a aprendizagem e a dinâmica das aulas. Foram selecionados alguns jogos, destacados como os melhores, do ponto de vista dos alunos e dos bolsistas do Programa PIBID/QUÍMICA/UEPB/CAPES, em termos de aprendizados. Cada um baseou-se em jogos lúdicos distintos, aprimorados ao conteúdo e ao nível de desenvolvimento de cada turma. Estas atividades foram desenvolvidas pelos bolsistas do PIBID/QUÍMICA/UEPB/CAPES nas Escolas Estaduais de Ensino Fundamental e Médio Severino Cabral no ano de 2016 e na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Virgínius da Gama e Melo, ambos localizadas na cidade de Campina Grande-PB.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.