A utilização de jogos lúdicos e educativos pode ser vista como uma estratégia de ensino para os conteúdos na disciplina de química. Os jogos proporcionam uma metodologia inovadora capaz de tornar as aulas mais atraentes e consequentemente menos temidas pelos alunos, apresentando novas ideias e construções para o seu próprio desenvolvimento e/ao conhecimento, capacitando maneiras mais eficazes para aprendizagem do assunto abordado. A química é uma ciência prática, que atua nas diversas áreas do ser humano, desde o meio social até o meio tecnológico, sendo assim uma ciência tão vasta ela é responsável por desmitificar diversos conhecimentos trazidos do senso comum, entretanto, quando não trabalhada de forma criativa a mesma torna-se desinteressante para a classe discente. É necessário que o professor una de forma coerente e didática atividades que despertem a curiosidade das turmas e os levem a compreender o conteúdo que deve ser ministrado. Sendo assim, porque não ensinar química com jogos? Este trabalho tem como objetivo mostrar a construção, desenvolvimento e resultado da utilização dos jogos lúdicos em sala de aula, avaliando a participação da turma, a aprendizagem e a dinâmica das aulas. Foram selecionados alguns jogos, destacados como os melhores, do ponto de vista dos alunos e dos bolsistas do Programa PIBID/QUÍMICA/UEPB/CAPES, em termos de aprendizados. Cada um baseou-se em jogos lúdicos distintos, aprimorados ao conteúdo e ao nível de desenvolvimento de cada turma. Estas atividades foram desenvolvidas pelos bolsistas do PIBID/QUÍMICA/UEPB/CAPES nas Escolas Estaduais de Ensino Fundamental e Médio Severino Cabral no ano de 2016 e na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Virgínius da Gama e Melo, ambos localizadas na cidade de Campina Grande-PB.